Lagos adere ao Movimento Municípios pela Paz
A Câmara Municipal de Lagos aceitou o convite que lhe foi endereçado pelo município do Seixal para integrar o Movimento Municípios pela Paz. Criado em 2016, por iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e um conjunto de municípios portugueses, o referido Movimento norteia a sua ação em função de dez compromissos, os quais são inspirados nos princípios da Carta das Nações Unidas e nos valores de Abril de 1974. A defesa da Paz, da Cooperação e da Solidariedade, enquanto valores essenciais ao desenvolvimento humano e à liberdade dos povos, são os objetivos pelos quais trabalham em parceria.
Comungando dos valores e princípios humanistas, consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Carta dos Direitos Humanos, e impulsionada por este movimento, a Câmara Municipal de Lagos aprovou a adesão ao Movimento, comprometendo-se a implementar os 10 Compromissos pela Paz e a colaborar nas atividades definidas, envolvendo a comunidade local e as entidades que a integram.
Atualmente, já contando com Lagos, integram este movimento 32 municípios de várias regiões do país. Entre as ações previstas para 2021 está o Encontro da Paz, a realizar em Setúbal no próximo mês de junho, a realização de “Concertos para a Paz”, exposições, iniciativas destinadas à comunidade escolar, entre outras.
Informação complementar:
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) é uma Organização Não Governamental (ONG), que formalizou a sua constituição a 24 de Abril de 1976, tendo desenvolvido abertamente a sua atividade logo após o 25 de Abril de 1974. É herdeiro e fiel aos princípios que norteiam o movimento da Paz em Portugal desde os primeiros tempos da sua existência, no início da década de 50.