Alterações Climáticas
A tendência de aquecimento global é extremamente preocupante, não só porque grande parte das suas causas são de natureza humana, como também porque está a ocorrer a um ritmo sem precedentes nos últimos 1.300 anos. Por essa razão, as alterações climáticas constituem o maior desafio global de promoção do desenvolvimento sustentável, esperando-se que os seus impactos sejam complexos, disruptivos e extremamente exigentes para as políticas públicas.
O território correspondente ao concelho de Lagos, pela sua localização meridional e litoral, enfrentará grandes desafios em resultado destas alterações, sendo expectáveis implicações significativas sobre os sistemas naturais, sociais e económicos. Por essa razão, é essencial a rápida definição de uma resposta adaptativa que reduza a sua vulnerabilidade atual e futura.
No sentido de dar respostas a estes desafios e a questões como:
Que mudanças poderão ocorrer no clima de Lagos até final deste século? Quais são as vulnerabilidades que o Concelho tem relativamente ao clima atual e que desafios representam os cenários de alterações climáticas projetados? Que implicações podem ter as alterações climáticas para o ambiente, para a economia e para a população de Lagos? Que opções podemos tomar, enquanto comunidade local, para melhor nos adaptarmos às alterações climáticas?
A Câmara Municipal de Lagos promoveu a elaboração do PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DE LAGOS (PMAAC-L), que permite avaliar e reduzir as vulnerabilidades climáticas deste território e promover uma estratégia e medidas de adaptação às alterações climáticas.
O PMAAC-L foi aprovado pela Assembleia Municipal na 2.ª reunião da sua sessão extraordinária de janeiro/2019, realizada no dia 5/01/2019.