Ação Social
A Ação Social constitui uma área de intervenção estratégica prioritária do Município de Lagos, na medida em que existe a consciência que é importante tomar medidas que promovam o bem-estar dos estratos sociais mais desfavorecidos, como forma de promover uma maior elevação e coesão social. O objetivo prioritário é a promoção do bem-estar biopsicossocial e económico dos cidadãos residentes no Município, através da utilização de técnicas de intervenção social que contribuam para organizar, disponibilizar e mobilizar serviços e recursos que promovam o desenvolvimento e capacitação dos indivíduos, em prol de uma sociedade alicerçada nos valores da dignidade, justiça, solidariedade e igualdade.
O trabalho social assenta numa perspetiva pró-ativa alicerçada nos princípios orientadores do atual “Regulamento municipal de apoios no âmbito da Ação Social”.
Consulte: RMAAAS- Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios no âmbito da Ação Social
A metodologia de intervenção privilegiada é a Investigação / ação na medida em que as respostas concretas para os problemas dos cidadãos surgem do conhecimento direto das necessidades e do contexto residencial e comunitário em que as mesmos se inserem. O registo do trabalho realizado permite refletir sobre a ação (necessidades, recursos e respostas) e aferir ou melhorar os desempenhos profissionais em relação às respostas que melhor servem os interesses individuais e coletivos, com o fim último de um desenvolvimento social mais equilibrado e assente nos seguintes princípios orientadores:
- Cultura de direitos e deveres através da promoção de ações que despertem ou sensibilizem para a consciência cívica.
- Assunção de responsabilidades ou contratualização procurando assegurar que todos os intervenientes: cidadãos, famílias, instituições públicas e privadas assumam compromissos nas intervenções de que sejam parte integrante.
- Inovação social através da implementação de estratégias de intervenção e mecanismos de atuação que se adequem ou respondam às necessidades sociais.
- Trabalho de articulação em equipa multidisciplinar através do encaminhamento e implementação de apoio psicológico a famílias carenciadas do concelho, ao nível da prevenção da doença e, ainda, o desenvolvimento de palestras e eventos no âmbito da promoção da saúde e bem-estar coletivo.
- Promoção de intervenções sociais transversais através de medidas e apoios em resultado da articulação com as entidades dos diversos setores e áreas de atuação.
Este trabalho é desencadeado, de entre outras atividades, através de Atendimentos sociais e psicológicos com os seguintes objetivos:
- O acolhimento e acompanhamento do utente/família,
- Identificação e análise dos problemas e necessidades,
- Elaboração do diagnóstico psicossocial,
- Disponibilização ao acesso a direitos e consciencialização de deveres cívicos, - Orientação e encaminhamento para as entidades competentes de acordo com as problemáticas em causa,
- Consciencializar e colaborar na definição de projetos de vida,
- Fomentar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais,
- Articular com Entidades públicas e privadas no fomento e desenvolvimento de mecanismos de intervenção social que facilitem o processo de inclusão social.
- Trabalho de cooperação interinstitucional com as instituições públicas e privadas de cariz social e humanitário, com quem estabelecemos protocolos / contratos para o fomento da inserção e elevação social, nomeadamente:
- Núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa, que viabiliza novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação, não só em resposta às necessidades sociais detetadas mas, também, em relação às dificuldades de operacionalidade técnica.
- Santa Casa da Misericórdia de Lagos, que permite apoios sociais alimentares, pecuniários, de integração habitacional, de higiene e em lar residencial e outros.
- Os contratos com farmácias locais que permitem apoios em medicamentos em relação às famílias que não dispõem de condições económicas e de apoios por parte das entidades do setor.
O trabalho técnico de articulação e cooperação interinstitucional, procura complementar e tornar céleres as respostas sociais aos problemas dos cidadãos que se encontram mais vulneráveis a nível socioeconómico, em situação de pobreza e ou de exclusão social nomeadamente; Idosos, deficientes, sem abrigo, imigrantes, famílias desprotegidas em resultado de situações de violência, desemprego, monoparentalidade, toxicodependência, saúde…
Desejamos que Viva Melhor! Informe-se! Participe!