ESPAÇOS VERDES
PLANO DE GESTÃO DA ESTRUTURA VERDE URBANA DE LAGOS
O Plano de Gestão da Estrutura Verde Urbana de Lagos (PGEVUL) constitui o instrumento de planeamento e gestão da infraestrutura verde do concelho de Lagos. Fazendo a análise, caraterização e diagnóstico do estado atual dos espaços verdes urbanos (individualmente e no seu conjunto, enquanto rede ecológica), assume-se, também, como uma ferramenta de caráter estratégico e programático de promoção, qualificação e reforço da infraestrutura verde num contexto marcado pela mudança (climática, tecnológica e socioeconómica).
O PGEVUL identifica as diretrizes estratégicas para o planeamento da infraestrutura verde à escala municipal e efetua propostas para melhorar a organização espacial e funcionamento da estrutura ecológica municipal.
Ao nível local/urbano, o enfoque foi colocado no levantamento, análise qualitativa e identificação dos problemas/desafios de gestão dos espaços verdes urbanos. Por conseguinte, os outputs do PGEVUL ao nível da gestão permitem: estabelecer as diretrizes operacionais para a gestão dos espaços verdes urbanos, identificar os espaços verdes urbanos com necessidades de intervenção e programar essa intervenção, propondo medidas concretas para cada espaço verde urbano de gestão pública.
Apresentado publicamente no dia 17 de outubro de 2023, o PGEVUL estabelece, ademais, a seguinte Visão Estratégica:
LAGOS, O VERDE (NUM FUTURO) MAIS PRÓXIMO
A qual traduz a aspiração de posicionar o concelho de Lagos como referência, a nível nacional, em matéria de planeamento, gestão, promoção e adaptação da estrutura verde urbana, num contexto de alterações climáticas.
Partindo deste desígnio, desenvolve uma visão de futuro para a estrutura verde urbana, enquanto pilar estruturante do desenvolvimento urbano sustentável do concelho de Lagos, para tornar o “verde mais próximo” das pessoas, o “verde mais próximo” das zonas edificadas e o “verde mais próximo” entre si.
A concretização desta Visão assenta em três eixos estratégicos que visam, simultaneamente, através da estrutura verde urbana, garantir um futuro mais adaptado, mais biodiverso e mais integrado.
Tendo como horizonte temporal de aplicação um período de 10 anos, o Plano de Ação do PGEVUL é composto por 54 medidas e ações, das quais 41 são de âmbito material e 13 de âmbito imaterial. Parte delas foram já implementadas no decurso da elaboração do plano, mas constam deste documento estratégico pela pertinência da sua continuidade, e outras estão em curso ou parcialmente executadas.
ANEXOS:
O PGEVUL é constituído pelos documentos “Caracterização e Diagnóstico (Vol. I)” e Estratégica e Plano de Ação (Vol. II), e respetivos anexos, os quais estáo disponíveis para consulta aqui:
PGEVUL Caracterização e Diagnóstico (Vol. I)
PGEVUL Estratégica e Plano de Ação (Vol. II)