LAGOS CELEBRA O AMOR
O mote é dado pelo Dia dos Namorados (14 de fevereiro), pelo que o amor é o tema central da programação que o município de Lagos preparou para assinalar o Dia de São Valentim. Um programa que se prolonga durante quatro dias, prometendo inspirar, entreter, divertir, mas, também, levar a refletir sobre assuntos sérios.
As atividades terão início já a 13 de fevereiro com um showcooking que irá dar ideias e ensinar a preparar o menu para um jantar romântico. A partir dessa data e até dia 16, quem quiser registar o momento com alguém especial pode fazê-lo no cantinho da fotografia “Beijo do Amor” instalado no centro histórico da cidade. A sensualidade do Tango é uma das propostas para o Dia dos Namorados, com o Clube Esperança de Lagos a oferecer a possibilidade de participar num workshop de iniciação a esta carismática dança sul-americana, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Nas relações amorosas e nas relações humanas em geral nem tudo é um mar de rosas. Muitas vezes a violência está presente, adquirindo contornos que afetam a dignidade humana dos envolvidos, chegando até a colocar em risco a integridade psicológica, mental e física das vítimas deste flagelo social. É precisamente sobre a violência doméstica sobre as mulheres e a violência de género que trata o espetáculo “Não é Amor”, de Catarina Branco, que sobe ao palco do Centro Cultural de Lagos, no dia 14 de fevereiro, resultante de uma parceria com a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) que pretende valorizar a diversidade humana, promover a igualdade de género e combater a discriminação étnico-racial na sociedade atual.
No Lagos com Amor haverá, ainda, oportunidade, no dia 15, de conhecer lugares inspiradores, em mais uma visita guiada por Artur de Jesus, desta vez pelos jardins e miradouros de Lagos, e de apreciar o artesanato e iguarias feitas com carinho e dedicação pelos artesãos locais. A mostra irá estar patente no Mercado de Levante, no fim-de-semana de 15 e 16 de fevereiro, onde não faltará animação musical e teatral.
A última proposta para celebrar o São Valentim é o espetáculo musical de Mimi Froes que apresenta no Centro Cultural de Lagos, a 15 de fevereiro, o seu trabalho de estreia “Contornos”, editado em 2023.
A dinamização do centro histórico não foi esquecida nesta programação, pelo que quem fizer compras no comércio local e restauração superiores a 10€ poderá beneficiar de duas horas de estacionamento gratuito, por dia, no Parque da Frente Ribeirinha (de 13 a 16 de fevereiro), mediante apresentação de talão de compras na receção do referido parque.
Como vê, sugestões não faltam para celebrar, em Lagos, o Dia de São Valentim.
Programa detalhado disponível na agenda online do município.