Qualidade do ar
A qualidade do ar, indica-nos o nível de poluição do ar que respiramos, o qual é provocado por diversas substâncias químicas presentes no ar, as quais por sua vez, alteram a composição natural da atmosfera.
As fontes de emissão dos poluentes atmosféricos podem ser de origem antropogénica (tráfego automóvel, atividade industrial, etc) ou de origem natural (atividade vulcânica, incêndios de origem natural, ação do vento, etc).
As substâncias químicas lançadas na atmosfera podem ter um maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, a sua concentração, as condições meteorológicas e a topografia do local.
A qualidade do ar é um indicador ambiental que deve ser monitorizado nas localidades onde existam fontes de poluição significativas, de modo a salvaguardar o bem estar das populações e evitar a exposição das mesmas a episódios de poluição, os quais poderão afetar a saúde dessas mesmas populações.
Sabia que…?
A poluição do ar provoca graves efeitos negativos na saúde humana, aumentando o risco de doenças pulmonares, incluindo a asma, a pneumonia e cancro do pulmão? Estes efeitos afetam particularmente os grupos de risco como as crianças, idosos, grávidas ou indivíduos com problemas respiratórios crónicos.
Para além das implicações negativas na saúde humana, a poluição atmosférica tem ainda como consequências:
- Redução da visibilidade e da intensidade da luz;
- Odores desagradáveis;
- Destruição da camada do ozono;
- Aquecimento global / Alterações climáticas;
- Smog (nevoeiro fotoquímico resultante da poluição atmosférica, cujo efeito visível é uma camada roxa acinzentada na atmosfera);
- Chuvas ácidas;
- Perda de biodiversidade;
- etc.
Legislação
O Decreto – Lei nº 102/2010, de 4 de fevereiro, fixa os objetivos para a qualidade do ar ambiente tendo em conta as normas, as orientações e os programas da Organização Mundial da Saúde, destinados a evitar, prevenir ou reduzir as emissões de poluentes atmosféricos e procede à transposição para o direito interno da Diretiva nº 2008/50/CE, de 21 de maio, relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa.
Rede de monitorização
A CCDR Algarve é a entidade responsável pela gestão da rede de monitorização da qualidade do ar do Algarve, a qual é constituída por 4 estações de monitorização da qualidade do ar, localizadas em Portimão, Albufeira, Faro e Alcoutim.
As estações da qualidade do ar, estão equipadas com analisadores automáticos que monitorizam em contínuo e em tempo real a concentração dos principais poluentes atmosféricos
Para mais informações poderá consultar os seguintes sites:
https://www.ccdr-alg.pt/site/info/qualidade-do-ar
https://qualar.apambiente.pt/