Conselho Municipal Sénior
O trabalho desenvolvido em prol de um envelhecimento ativo assume especial relevância e acuidade, atendendo ao envelhecimento progressivo da população “entre 1991 e 2011, Portugal passou de um índice de envelhecimento de 70% para 125%” (in relatório nacional de Portugal para as nações Unidas, conferência Quito Equador em outubro de 2016). Esta realidade aplica-se, igualmente, ao concelho de Lagos, que apresenta uma taxa de envelhecimento de 123,2%, ou seja, o Município de Lagos tem 30720 habitantes, dos quais 6075 são idosos (idade igual ou superior a 65 anos Fonte: Anuário Estatístico da Região Algarve 2014). Por este motivo, foram criadas infraestruturas de análise, promoção e disponibilização de recursos para esta faixa etária.
O Conselho Municipal Sénior foi instituído no dia 11 de março de 2015, aquando da primeira reunião deste órgão no Edifício dos Paços de Concelho Séc. XXI, tendo-se constituído como um “fórum” de promoção dos direitos dos idosos em interligação com os demais serviços da comunidade e, muito concretamente, com o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa que que além da disponibilização de informações sobre serviços e recursos, fomenta atividades que visam o dialogo intergeracional e um envelhecimento ativo.
A criação do Conselho Municipal Sénior permitiu melhorar o trabalho realizado com os idosos, dando visibilidade aos seus problemas, refletindo sobre as soluções mais adequadas, bem como identificar os recursos disponíveis ou a disponibilizar para uma melhor qualidade de vida. De referir a alteração de paradigma em termos de atuação em relação à população idosa dado que, se com o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa trabalhávamos para os idosos dando resposta à natureza da procura, com o Conselho Municipal Sénior a aposta é trabalhar com os idosos na identificação das necessidades e respostas para esta faixa etária.