A Passagem
Localizado no Cemitério de Lagos. Simbolizando a transição para o além, em Calcário “lioz” e “moca” da região. Da autoria de Tolentino Abegoaria.
Localizado no Cemitério de Lagos. Simbolizando a transição para o além, em Calcário “lioz” e “moca” da região. Da autoria de Tolentino Abegoaria.
Obra em calcário representando a Heráldica Municipal de Lagos, constituída por um pano de muralha com duas torres, encimadas pelas Armas do Infante D. Henrique. Da autoria do lacobrigense José Arvelos, está situado no Jardim da Constituição.
Monumento em bronze, da autoria de Tolentino Abegoaria, constituindo uma homenagem do Rotary Clube de Lagos a Júlio Dantas (1876-1962), médico, diplomata, político, escritor e dramaturgo lacobrigense. Localizado na área envolvente do Mercado de St. Amaro.
Monumento em bronze evocativo ao Herói da Revolução dos Cravos inaugurado em 25 de Abril de 2004. Localizado na Praceta Salgueiro Maia (junto ao Edifício das Finanças). Da autoria de Jorge Coelho.
Obra em betão inaugurada em 1979, no âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Criança, da autoria de José Vieira Cabrita. Situada na Rua Porta de Portugal.
Este mobile, da autoria de Paulo d’Eça Leal, é constituído por uma esfera de 3,15m de diâmetro ligada a uma chapa. No meio das duas peças existe um eixo que permite a oscilação da esfera ao sabor do vento que empurra a chapa. O suporte é uma estrutura cúbica metálica. Instalada na Rotunda da...
Escultura que recorre aos cromatismos e texturas de distintos materiais – mármore branco de Estremoz, aço inox, brechas de cores várias, vidraço vermelho e ruivina -, para celebrar a Primavera.
Da autoria do escultor lacobrigense José Maria Pereira, está localizada na rotunda do Porto de Mós.
Localizada na Praça Gil Eanes, esta escultura é da autoria de João Cutileiro. Inaugurada em 1973, perpetua a memória de D. Sebastião que elevou Lagos a cidade em 1573 e daqui partiu, em 1578, à conquista de Alcácer Quibir, na fatal expedição militar a Marrocos.
Localizada no Jardim da Constituição, esta estátua da autoria de Canto da Maia é uma homenagem ao lacobrigense, escudeiro do Infante D. Henrique, que em 1434 dobrou o Cabo Bojador.
Localizada no cimo da Avenida dos Descobrimentos, perto do local panorâmico conhecido por Chão Queimado, encontra-se o monumento a São Gonçalo, padroeiro da cidade, da autoria do artista lacobrigense Tolentino Abegoaria.
Localizada na Praça Infante D. Henrique, antiga Praça da República/ da Constituição/ do Município/ do Pelourinho/ dos Touros, foi inaugurada em 1960. De autoria do escultor Leopoldo de Almeida, constitui uma obra de arte que imortaliza a figura do Infante e a sua estadia em Lagos durante parte...
Localizada na Praça do Mercado em Bensafrim. Da autoria de Tolentino Abegoaria. É uma réplica da lápide funerária datada da I Idade do Ferro do Sul de Portugal (c. 800 a.C.) encontrada pelos arqueólogos Estácio da Veiga e Santos Rocha, no sítio da Fonte Velha ou Solões da Mina, em 1882.
Obra em calcário da autoria de Rui Paula. Representa a antiga Fonte Manuelina que no Século XVI abastecia a população.
Obra realizada na década de noventa, constituída por tubos com cromatismo multicolor que, à noite, através de iluminação direccionada, produz efeitos luminosos invulgares. Situada na Avenida dos Descobrimentos, perto do edifício dos CTT.
Localizado no Largo da Igreja de Bensafrim, esta escultura de Tolentino Abegoaria homenageia Antonio José Nunes da Glória, o pintor, escultor, arquitecto, professor e humanista que foi, também, presidente da junta da parochia e padre de 1882 a 1916. Ajudou a construir a igreja, existindo no seu...
Homenagem da Câmara Municipal de Lagos aos pescadores em sinal de apreço pela classe piscatória e pelo contributo prestado ao desenvolvimento socioeconómico desta terra.
Monumento que presta homenagem à participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial.
Da autoria de Xana, este monumento foi concebido para homenagear os navegadores lacobrigenses que, com determinação e impulsionados pelo Infante D. Henrique, iniciaram no Século XV as viagens de descobrimento.
Da autoria de Eduarda Coutinho foi inaugurado em 8 Março de 2001, no âmbito das comemorações do Dia da Mulher.
Da autoria de Jorge Mealha, foi inaugurado no dia 10 de Junho de 1996 pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Neste ano Lagos foi palco das comemorações nacionais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Localizado na Avenida dos Descobrimentos, perto do Forte Ponta...
Painel policromático em cerâmica, com 30m2, executado em placas de 20x30cm, sendo a separação das cores dos vidrados obtida por isolamentos a cera.
Da autoria do artista plástico Xana, este painel de cromatismo enérgico pode ser apreciado na parede Sul do Mercado Municipal da Avenida.
Painel de azulejos policromos composto por 182 placas de barro sobre os quais foi aplicado esmalte de alto fogo. Trabalho executado para os CTT em 1989 pela empresa Mosaicos Ideal, Lda., de Lisboa, segundo maqueta da autoria do artista Rosário Silva.
Enorme rosa-dos-ventos que evoca o passado lacobrigense ligado à navegação marítima. Localizada na rotunda da Estrada da Meia Praia, foi inaugurada em Janeiro de 1998.
Situada no Rossio de São João, esta fonte luminosa decorada com motivos de água com a forma das velas das antigas embarcações utilizadas nas viagens dos Descobrimentos – as caravelas – simboliza o importante papel desempenhado pela cidade de Lagos durante esse período histórico, bem como a sua...
Da autoria de João Cutileiro, retrata a Batalha de Alcácer Quibir e o desaparecimento do Rei D. Sebastião. Localiza-se no Jardim da Constituição, próximo do antigo Castelo dos Governadores.
Da autoria de João Cutileiro, esta peça em mármore foi realizada na década de oitenta. Pode ser apreciada no espaço público da Rua Portas de Portugal.
including:
-- Content Plugins: 0.00 secs
-- Main DB Querying of Items (1 queries): 0.00 secs
-- Item list creation (with custom field rendering): 0.00 secs
-- Category data retrieval: 0.00 secs
-- Adding css/js & Rendering Template with item/category/etc data: 0.00 secs