CONVERSAS DE BOCA ABERTA “Diversidade na criação e programação artística para a infância”, com Marco Paiva
28 de novembro | 16h00
Local: Centro Cultural de Lagos
Org.: Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a CM Lagos
Participação livre mediante inscrição aqui
Como se trabalham comunidades escolares cada vez mais diversas? Devemos criar e programar diferente para crianças diferentes? Possibilitar o acesso à cultura a todas as crianças é um direito e um dever. Mas como podemos criar espaços verdadeiramente inclusivos? Com esta conversa pretende-se estimular a discussão sobre práticas de inclusão dentro das organizações culturais em articulação com as escolas.
Conversas de Boca Aberta são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos.
Dirigido a agentes da cultura e educação (técnicos de equipamentos culturais, profissionais de educação e mediação cultural, encarregados de educação, programadores e artistas).
PROJETO BOCA ABERTA:
O Boca Aberta é um projeto de teatro pensado para criar relações e novas experiências criativas para crianças a partir dos três anos e para toda a comunidade escolar que as acompanha. Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, que apresenta histórias nas salas e espaços escolares que as crianças conhecem, desafiando-as e inspirando-as, através de linguagens verbais e não verbais, visuais e auditivas, despertando a sua curiosidade e imaginação.
Com uma história de quase dez anos na cidade de Lisboa, o Boca Aberta continua a crescer. Em 2024, promove-se a criação de redes em quatro municípios de diferentes regiões do país, incluindo os seus equipamentos culturais e estruturas artísticas regionais. Durante um período de trabalho que se estende por três anos, o Boca Aberta acompanha crianças de todo o país ao longo do seu percurso de ensino pré-escolar e amplia ainda o seu âmbito, integrando na programação, para além de espetáculos, eventos de pensamento e formações, dedicados a profissionais da educação e da cultura.
Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes e os Municípios de Beja, Lagos, Ourém e Ponte de Lima.