ESCOLA DO SER: QUEM SOU EU – TRABALHANDO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, com Emília Marreiros
19 de janeiro | 10h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 60 min
Class. Etária: 3-5 anos
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 10 inscrições prévias obrigatórias através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt
Antes de a criança reconhecer o outro é fundamental que se conheça a si própria. O “outro” pode desencadear em nós sentimentos que não conseguimos explicar ou compreender, mas provoca-nos uma reação/comportamento. Comportamento esse que, se não o aprendermos a identificar/gerir, pode comprometer a harmonia das nossas relações sociais. Pretende-se, através de histórias e técnicas de relaxamento, que a criança identifique as suas características emocionais e os seus sentires levando-a ao autoconhecimento.
1.ª sessão: Como me vejo? Através da história “Quem sou EU”, vamos levar a criança a identificar as suas características. Posteriormente pode observar-se no espelho e, agora em posse de mais informação, já pode representar-se graficamente.
BIOGRAFIA:
Emília Marreiros é educadora de infância desde 1987. Participou em colaboração com outros docentes na elaboração do primeiro projeto de Intervenção Precoce implementado nos Concelhos de Lagos, Aljezur e vila do Bispo denominado “Terras do Infante”; Em 2006 fez uma Pós-Graduação em Educação Especial e curso de Psicomotricionista (linha Bernard Aucouturier); Em 2018 tirou o Curso de instrutores de Meditação e Relaxamento para Crianças (técnicas de Mindfulness); Em 2019 fez o curso de Terapeuta e Facilitadora de Reiki para crianças. Em 2021, fez a formação de taças de som para crianças; Em 2023 fez o curso do Método Core Kidscoaching. Atualmente dinamiza o “Projeto Aprender a Ser” com crianças do pré-escolar e primeiro ciclo no Agrupamento júlio Dantas. A profissão de educadora de infância permitiu vivenciar as diversas problemáticas das crianças, com quem teve o prazer de se cruzar. A dificuldade em gerir a frustração e o conflito foram as situações que a desafiaram a ir mais além. Era necessário compreender a ação da criança para a ajudar a gerir os seus sentires. Foi na psicomotricidade relacional, modelo Bernard Aucouturier, que surgiram as primeiras respostas. Mas muito havia ainda por descobrir. Nessa busca incessante de saber mais, para uma melhor adequação nas respostas à criança, fez vários cursos, sempre com o objetivo de compreender/ajudar a criança no autoconhecimento. Com as ferramentas que foi adquirindo, desenvolveu alguns projetos para trabalhar as emoções. Entre eles, destacam-se “Eu e o Outro”, “Meditar e Aprender”, “Sentir e Ser” desenvolvidos em articulação com turmas do pré-escolar e 1.º ciclo. De 2019 a 2022, desenvolveu o projeto “Aprender a ser” em articulação com a Associação de Reiki para Crianças e Jovens (ARCJ) no Agrupamento em que lecionou.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.