Lagos adere ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem
A Câmara Municipal de Lagos aprovou a adesão do município ao Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem. A decisão camarária vem no seguimento do convite endereçado pela Dypall Network – Associação para o Desenvolvimento da Participação Cidadã, organização não-governamental que integra uma plataforma de mais de 60 entidades da sociedade civil e autoridades locais oriundas de vários países.
O Pacto surge da necessidade urgente de criação de uma resposta, por parte dos municípios, à crise económica provocada pela Covid-19 e consequente elevada taxa de desemprego nos jovens. Reduzir o desemprego jovem, promover a qualificação dos jovens, facilitar o acesso a informação, reforçar a cooperação dos municípios e capacitar técnicos municipais, são os principais objetivos desta iniciativa.
A adesão agora aprovada, que tem carácter voluntário e gratuito, visa reforçar e criar uma maior dinâmica nestas áreas, fomentando o trabalho em rede com outros municípios, a realização conjunta de atividades, a partilha de boas práticas e a capacitação de jovens e técnicos das autarquias.
Esta decisão integra-se igualmente nas políticas municipais expressas no eixo “Lagos mais Sustentável” e, mais concretamente, na estratégia de desenvolvimento que passa por estimular o empreendedorismo no concelho, designadamente através de ações que contribuam para uma cultura empreendedora e de inovação junto da população mais jovem, de que são exemplo, entre outros: o projeto de empreendedorismo nas escolas, que culminará em 2021 com um concurso de ideias empreendedoras em diferentes vertentes (negócio, economia social, valorização do espaço público e da escola); a incrementação de parcerias com o IPDJ para divulgar as boas práticas do associativismo junto dos jovens; e o apoio a novas e inovadoras formas de trabalho criativo na comunidade, estimulando a dinamização de um espaço de Cowork (espaço de trabalho colaborativo).