Revista Municipal de Lagos distinguida como a melhor publicação autárquica em 2021
Foi no âmbito do XXIX Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica (EMCA), decorrido nos dias 18 e 19 de junho, que a “LAGOS – Revista Municipal” acabou distinguida como a melhor publicação municipal, seguida das publicações dos municípios de Odemira e de Estarreja.
Na exposição que integrou o programa do evento, entre revistas e boletins informativos oriundos de municípios de todos os distritos do país, estiveram presentes 90 publicações, representando uma boa amostra do trabalho de comunicação desenvolvido no contexto autárquico.
A publicação de Lagos foi vencedora pelo segundo ano consecutivo, uma vez que já em 2019, em Pinhel, por ocasião do 28.º Encontro, esta havia alcançado o primeiro lugar nas votações dos participantes.
O EMCA é um evento anual de caráter formativo organizado pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM), sendo especificamente dirigido aos técnicos e decisores municipais com responsabilidades em matéria de comunicação.
Esta 29.ª edição, realizada em Lagos, contou com o apoio do município anfitrião e a participação de várias personalidades da região que, na qualidade de oradores convidados, apresentaram comunicações. A jornalista Elisabete Rodrigues (Diretora do Sul Informação) deixou importantes informações sobre as necessidades de acesso às fontes por parte dos jornalistas, assim como recomendações para uma boa articulação e relação entre os gabinetes de comunicação institucional e os órgãos de imprensa, considerados como “os dois lados da barricada”. Jorge Cabaço (Profissional de Marketing Digital, Consultor, Board Advisor e Empreendedor), por seu turno, relembrou a importância do Marketing Digital e das Redes Sociais nas estratégias de comunicação autárquica, apresentando ferramentas e conceitos para otimizar essa presença. Já a comunicação de Luís Caracinha (Diretor Criativo, Designer e Criador) focou essencialmente as componentes da formação de marcas, afirmação da identidade visual e criação de logotipos, matérias estruturantes para o trabalho de comunicação institucional desenvolvido no contexto autárquico. A importância do Storytelling na comunicação autárquica (externa e interna), uma nova perspetiva trazida por Carla Rocha (C.M. Oeiras), e a comunicação autárquica em tempos de pandemia, abordado por Andreia Bernardo (da agência de comunicação YoungNetwork) e por Carlos Santos (da Albatroz Digital), foram temas igualmente em análise e debate.
O XXX EMCA, a realizar em 2022, terá lugar em Tomar, em data a divulgar pela ATAM.