Visita da Embaixadora do Senegal a Lagos fortalece parceria para futuros projetos
A cidade de Lagos recebeu ontem a ilustre visita da Embaixadora do Senegal, no âmbito do reforço das relações institucionais e no sentido de fortalecer o acordo de parceria para o desenvolvimento de projetos futuros. A visita contou com uma componente protocolar, seguida de um passeio pelos encantos da cidade, permitindo um maior conhecimento da cultura e das potencialidades locais.
A relação entre Lagos e a Comuna de Ilha de Gorée, localizada ao largo de Dakar, Senegal, remonta a 17 de abril de 2008, quando foi assinado um Acordo de Colaboração entre as duas localidades. O documento assinado simboliza um compromisso mútuo na promoção da cooperação cultural, social e histórica.
A visita da Embaixadora, Fatoumata Rassoul Correa, reforça a importância do intercâmbio entre Lagos e o Senegal, contribuindo para uma parceria sólida e duradoura. O encontro abre portas para novas iniciativas conjuntas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização do património cultural de ambas as cidades. Em cima da mesa, ficou a promessa pelas duas partes de virem a trabalhar juntas, concretizando projetos e ideias em diversas áreas, como a juventude, cultura, desporto e turismo, numa troca de experiências.
A Ilha de Gorée conta com uma população de aproximadamente 2000 habitantes e é um local de inestimável valor histórico e patrimonial. Classificada em 1978 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Localizada ao largo da costa do Senegal, em frente a Dakar, a Ilha de Gorée foi um dos principais centros de comércio de escravos entre os séculos XV e XIX. Inicialmente estabelecida como feitoria pelos Portugueses, passou ao longo dos séculos por administrações Holandesa, Inglesa e Francesa.