ENCONTROS GYMNASIUM - Mostra de Artes Performativas para Público Jovem
Os dez anos de atividade do GYMNASIUM são celebrados em outubro através da dinâmica e empolgante 1.ª edição dos ENCONTROS GYMNASIUM. Em Lagos, esta nova Mostra de Artes Performativas para Público Jovem sublinha uma década de diálogo permanente entre educação e criação artística, com um programa multidisciplinar de cinco dias aberto à cidade, comunitário e gratuito.
O outono chega a Lagos pleno de arte e descoberta. De 1 a 5 de outubro, a 1.ª edição dos ENCONTROS GYMNASIUM ocupa diferentes espaços culturais e escolas da cidade para uma mostra artística contemporânea que convoca universos distintos.
Entre as artes de palco, oficinas criativas, sessões de cinema e conversas, este é um espaço que consolida um percurso construído em 10 anos pelo projeto GYMNASIUM e que reflete todo um trabalho criado em continuidade e em cumplicidade com a geografia escolar desta cidade algarvia, através de propostas de artistas que, a cada ciclo letivo, são convidados a colaborar com crianças e jovens. Um compromisso que agora se comemora, na partilha com toda a comunidade lacobrigense.
Na música, a dupla Margarida Mestre & Rui Ferreira apresenta “Balada das 20 Meninas Friorentas”, que simboliza um poema feito canção em torno do ciclo de vida das andorinhas, a partir da delicadeza do piano, de sons inesperados e de percussões (Centro Cultural de Lagos, 1 de outubro). “As árvores não têm pernas para andar” é um concerto-poema onde a pianista Joana Gama conta histórias maravilhosas sobre o mundo das árvores, munida do seu toy piano e acompanhada pelas ilustrações de Francisco Eduardo (Centro Cultural de Lagos, 2 de outubro).
Os 1.ºs ENCONTROS GYMNASIUM contam também com o espetáculo interativo da coreógrafa Aldara Bizarro, “Uma Bailarina na Escola”, que pretende desafiar as crianças a observar, pensar e participar, respondendo à questão “Que parte do corpo é que gostas mais?” (E.B. 2.3 Naus, 2 de outubro). Gustavo Ciríaco, em “Amanhãs de ontem”, traz performances coreográficas que têm por base jogos inspirados em conhecimentos e movimentos do dia-a-dia, e em que a criação é partilhada com o aprendiz (Espaço Jovem, 3 de outubro); e Sofia Dias & Vítor Roriz, naquela que é a primeira criação dos artistas para a infância, exploram a relação mágica e ilusória entre o som e a imagem, através da dança e da performance, em “Sons Mentirosos Misteriosos” (Centro Cultural de Lagos, 4 de outubro).
Norman McLaren, um dos mais premiados realizadores da história do cinema canadiano e mestre da animação experimental, vai ser alvo de uma retrospetiva nos ENCONTROS GYMNASIUM. Além da criteriosa seleção de 11 curtas-metragens da obra de McLaren, produzidas e distribuídas pela National Film Board of Canada, são exibidos filmes de dois dos seus colaboradores mais próximos e parceiros artísticos, René Jodoin e Evelyn Lambart (Biblioteca Municipal de Lagos, 1, 3 e 4 de outubro).
Para a despedida desta grande celebração da sua primeira década de vida, o GYMNASIUM preparou um dia repleto de várias atividades abertas à comunidade em geral. A 5 de Outubro, com lugar na E.B. 1 Bairro Operário, o programa inclui a peça “Antiprincesas / Frida Kahlo”, pela atriz e encenadora Cláudia Gaiolas, que evoca a famosa pintora mexicana, numa brava homenagem a esta mulher heroína da vida real; e duas oficinas criativas para famílias, que partem do movimento do corpo para uma exploração imensa: “O que é uma linha?”, dirigida pela artista plástica multidisciplinar Susana de Medeiros, e “Paisagens que parecem coreografias”, pela coreógrafa e bailarina Maria Ramos. Por fim, há dez velas para soprar à volta de uma mesa e em tom de festa e de partilha com os participantes.
Nas palavras de Mónica Samões, responsável pela direção do GYMNASIUM, um dos objetivos deste projeto desenvolvido em contexto escolar, e realizado com e para crianças, “foi sempre o de poder ampliar a sua atuação a uma comunidade mais alargada, e implicar não só os professores, os funcionários e a comunidade afetiva das crianças, mas a comunidade em geral. Os ENCONTROS amplificam esta direção e são precisamente isso, um momento de encontro e de festa, entre arte e educação, entre os artistas e as crianças e jovens, entre a escola e a comunidade.”
Os eventos que assinalam uma década dedicada ao ensino e à criação artística têm entrada gratuita, com lotação limitada aos espaços onde decorrem e mediante reserva obrigatória através de e-mail.
De 1 a 5 de outubro, os ENCONTROS GYMNASIUM são o local onde a juventude e a cidade de Lagos se cruzam numa inspiradora mostra artística.
Mais informações aqui.
Informação adicional:
GYMNASIUM – O Pensamento transformou o Infinito em Serpente é, desde 2015, um dos projetos mais profícuos da associação cultural casaBranca, implementado em várias escolas da região de Lagos, no Algarve. Desde as primeiras ativações, que oferece uma programação regular de experimentação e formação artística destinada a crianças e jovens, dinamizando workshops e ateliers nas escolas dirigidos por artistas. Realizado ao longo de cada ano letivo, o GYMNASIUM tem vindo a promover a expressão artística contemporânea e o desenvolvimento regional através de uma abordagem colaborativa e inovadora.