CONFERÊNCIA “PELA BORDA FORA: A PÁTRIA NÃO ERA PARA TODOS: O ALGARVE DOS EXCLUÍDOS”, por Maria João Raminhos Duarte
11 de abril | 18h00
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Org.: CM Lagos
Duração: 90 min
Class. etária: M16
Todas as atividades na Biblioteca Municipal são de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia obrigatória até 48h antes da realização do evento através do telefone 282 767 816, página de Facebook da Biblioteca ou email biblioteca@cm-lagos.pt. Cada iniciativa requer um número mínimo de participantes. Caso este não seja atingido, a atividade poderá ser cancelada
A conferência propõe uma leitura do Estado Novo a partir das suas margens humanas e territoriais, tomando o Algarve como espaço privilegiado de observação. Longe do centro político e administrativo do regime, o sul do país constituiu-se simultaneamente como zona de vigilância e como território de fuga, passagem e sobrevivência para aqueles que não cabiam na ordem salazarista.
A conferência aborda as experiências dos excluídos pela ditadura: desertores e refratários ao serviço militar, clandestinos políticos, exilados, mulheres, estudantes, emigrantes “a salto”, presos políticos e outros suspeitos de ideias e de práticas interditas por serem consideradas subversivas. Estas figuras, frequentemente silenciadas pela historiografia oficial, revelam redes de mobilidade, resistência quotidiana e negociação com o poder, inscritas na geografia específica do Algarve: a fronteira, o mar, a terra e as suas indústrias tradicionais.
Ao deslocar o olhar para a margem, “Pela Borda Fora” questiona as narrativas centradas no controlo e na homogeneidade do regime, mostrando como a exclusão produziu outras formas de pertença, circulação e ação política. A partir de histórias locais, percursos individuais e dinâmicas transfronteiriças, a conferência procura contribuir para uma memória plural do Estado Novo, onde o Algarve surge não como periferia passiva, mas como espaço ativo de dissidência, evasão e imaginação de liberdade.
Venda de livros da autora no final da sessão (Apoio Livraria A Internacional).
BIOGRAFIA:
Maria João Raminhos Duarte é doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem um vasto currículo, com bibliografia, artigos publicados e conferências no âmbito da História local e regional algarvia contemporânea, nomeadamente sobre os industriais conserveiros, o movimento operário corticeiro e conserveiro, o regionalismo algarvio, a instituição do Estado Novo, a oposição ao Estado Novo, a comunidade judaica do Algarve, o seu êxodo e relevância no Holocausto, os movimentos femininos, a educação e assistência e a implantação do regime democrático. Faz parte do Grupo "Usos do Passado", da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho. residente do Instituto José Tengarrinha, Associação Cívica.
Estacionamento gratuito - O Centro Cultural de Lagos e a Biblioteca Municipal de Lagos oferecem estacionamento gratuito no parque da Frente Ribeirinha (Avenida dos Descobrimentos) para o público dos seus espetáculos/eventos. Para o referido desconto basta que o utente apresente, na receção do parque, carimbo obtido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos ou entrada da Biblioteca Municipal de Lagos. A oferta diz apenas respeito a uma hora antes e até uma hora depois de cada espetáculo/evento.

