Projeto alojamento local para aves
O projeto
O “Alojamento Local para Aves” é uma projeto que venceu o Orçamento Participativo Portugal de 2018 e resulta de uma colaboração entre a Associação Vita Nativa e a Direção Regional do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Durante 2 anos irão ser instaladas e monitorizadas um total de cerca de 2000 caixas-ninho em todo o Algarve, destinadas as várias espécies de aves cavernícolas urbanas, e realizadas atividade de educação e sensibilização ambiental com a sociedade.
O arranque do projeto com o município de Lagos ocorreu no dia 22 de janeiro de 2021, com a instalação de 32 caixas ninho em zonas maioritariamente da cidade de Lagos e escolas.
Objetivos gerais
1. Fixação de um maior número e diversidade de aves em meio urbano.
2. Fomentar o interesse e proporcionar um maior contacto da sociedade em relação às aves.
3. Educar e sensibilizar os cidadãos para a importância biológica que as aves desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.
4. Ajudar no controlo das populações de algumas espécies-praga, como a lagarta-do-pinheiro e roedores.
5. Contribuir para o desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico.
Espécies alvo e Importância Ecológica
Chapim-real (Parus major), chapim-azul (Cyanistes caeruleus), chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus), poupa (Upupa epops) e estorninho-preto (Sturnus unicolor): Controlo de insetos, como a lagarta-do-pinheiro, mosquitos, etc.
Mocho-galego (Athene noctua), peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) e coruja-das-torres (Tyto alba): Controlo das espécies de roedores.
Caraterísticas das espécies alvo:
Se detetar alguma ave a entrar numa das caixas instaladas no âmbito deste projeto, comunique connosco através do telemóvel 936 436 948 ou do email alaves@vitanativa.org. A sua ajuda é fundamental para a monitorização das caixas-ninho e das aves que as venham a ocupar.