A Liberdade está a passar por aqui
Os 50 anos do 25 de Abril foram ontem celebrados em Lagos em ambiente de festa e confraternização, com envolvimento de muita população jovem e onde até os turistas seguiram, atentos, as atividades.
A manhã foi marcada pela Sessão Solene Comemorativa onde usaram da palavra os representantes de todas as forças políticas que integram os órgãos autárquicos locais. Deixando mensagens de agradecimento aos protagonistas da revolução que concedeu a paz, a liberdade e democracia ao povo português, lembraram as grandes conquistas de Abril, não deixando de referir o que ainda falta fazer para as aprofundar e continuar a cumprir sempre. As bancadas da Assembleia da Juventude deram o seu contributo à cerimónia, expressando-se de forma artística, com música, poesia, canto e dança.
A tarde seria dedicada à cultura e à participação cidadã, com a exposição de rua “50 anos de liberdade”, uma mostra de trabalhos elaborados pelas crianças do 1.º ciclo do concelho, lado a lado com os jogos tradicionais que encantaram famílias inteiras.
Na Praça Gil Eanes, assistiu-se à performance coletiva “O Povo é quem mais ordena” pelo Teatro Experimental de Lagos, à interpretação das músicas de intervenção magnificamente interpretadas pelo Quinteto da Orquestra Ligeira de Lagos e ao Cante Alentejano, que fechou estas celebrações de rua com as inconfundíveis vozes do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.
Um dia especial para recordar a data mais importante da nossa democracia.