Espaço Cidadão Sénior
A Câmara Municipal de Lagos dispõe de um Espaço Cidadão Sénior que visa prestar assistência digital aos cidadãos que não possam ou não saibam utilizar os serviços públicos disponíveis digitalmente, mas fazendo-o de uma forma dirigida e adaptada às necessidades desta faixa etária. Não obstante, podem também usufruir deste serviço cidadãos com menos de 65 anos, que apresentem dificuldades de saúde que impeçam a sua deslocação aos serviços do Espaço de Cidadão, instalado na Câmara Municipal, pelo que os mediadores de atendimento digital assistido deslocar-se-ão ao local onde se encontrem os cidadãos, seja, por exemplo, em casa, no hospital, em lar ou residência de idosos, centros de dia ou misericórdias.
Contactos: 282 780 900 | 282 771 700
Email: espaco.cidadao@cm-lagos.pt
Local de funcionamento: deslocação ao domicílio (ou equiparado) do utente, mediante marcação prévia.
Horário de atendimento: quarta-feira, das 9h às 12h, mediante marcação prévia.
Serviços disponíveis:
ADENE – Agência para a Energia
- Esclarecimentos e apoio no portal Poupa Energia
- Apoio na simulação e análise de propostas de tarifários
- Novo comercializador – ficha pré-contratual
ADSE – Direção-Geral de Proteção Social dos Funcionários e Agentes da Administração Pública
- ADSE Direta
- Dados pessoais do beneficiário
- Cartão digital
- Envio de documentos para reembolso
- Cuidados de saúde com limites no regime livre
- Declaração para efeitos de IRS
- O meu acesso aos prestadores convencionados
- Os meus descontos
AMA – Agência para a Modernização Administrativa
- Pedido de alteração de morada do cartão de cidadão
- Confirmação de alteração de morada do cartão de cidadão
- Cancelamento do cartão de cidadão
- Renovação de cartão de cidadão> 25 anos, por expiração do prazo de validade
- Chave Móvel digital (registo, alteração, desbloqueio e cancelamento)
AT – Autoridade Tributária e Aduaneira
- Obtenção de caderneta predial
- Obtenção de comprovativo de entrega e certidão de liquidação de IRS
- Obtenção de certidão de dívida e não dívida
- Documento para pagamento
- IUC – Imposto Único de Circulação
- IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis
- Dívidas e coimas fiscais
- Consulta, recolha e validação de faturas no e-fatura
- Emissão de recibo eletrónico de quitação de rendas
- Comunicação anual de rendas recebidas – Modelo 44
CGA – Caixa Geral de Aposentações
- CGA Direta
- Recuperação da chave de acesso/utilizador
- Adesão de novo utilizador (para acesso a serviços autenticados)
- Consulta/alteração dos dados de registo do utilizador
- Consulta da ficha de utente
- Pagamentos
- Declaração de IRS
- Envio de documentos à CGA
- Requerimento de prestações por encargos familiares e prova de condição de recursos do agregado familiar
- Requerimento de pensão de sobrevivência
- Requerimento de subsídio por morte
- Reembolso e requerimento de subsídio de funeral
- Requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa
- Requerimento de subsídio mensal vitalício
- Alteração de dados pessoais
- Simulador de pensão de aposentação
DGAJ – Direção-Geral da Administração da Justiça
- Certidão de registo criminal – cidadão nacional
- Certidão de registo criminal – cidadão estrangeiro
- Registo de contumácia
IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes
- Revalidação de carta de condução
- Substituição de carta de condução
- 2ª Via de carta de condução
ISS – Instituto da Segurança Social
- Segurança Social Direta
- Consulta de declaração de situação contributiva
- Pedido de abono de família para crianças e jovens, pré-natal e monoparental
- Subsídio de parentalidade – requerimento de subsídio parental
- Subsídio de assistência a filho/neto
- Emissão de declaração de situação de subsídio de desemprego
- Prestação de doença
- Pensão de velhice
- Consulta/atualização de dados de identificação (morada telefone e endereço de email)
- Cartão Europeu de Seguro de Doença – pedido e renovação
- Agendamento de atendimento
- Pedido de formulários – informação
SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
- Marcação e cancelamento de consulta
- Dados pessoais – identificação e contactos de emergência
- Registo de agregado familiar
- Resumo Saúde – descarregar testamento vital e para consulta do médico
- Planos de Cuidados – boletim de vacinas, questionário de saúde, calculadora de risco, boletim infantil e juvenil
- Pedido, alteração e cancelamento de isenção de taxas moderadoras
- Pesquisa de prestadores
- Serviços informativos
- Lista de espera para cirurgia
- Calendários SIGA (consultas e cirurgias) e RSP
- Registo de informação clinica do utente para partilha com o SNS
- Contacto com a unidade de saúde