Demografia
Dados gerais sobre o Algarve
Com 4 996,8Km2 de área e uma população residente de cerca de 444.390 habitantes, distribuídos por 16 concelhos, o Algarve localiza-se no extremo ocidental da Europa, a sul de Portugal. Tem uma densidade populacional média de cerca de 90.3 hab./Km2, uma costa com cerca de 150Km e é banhado pelo Oceano Atlântico.
Subdivide-se em três faixas principais, todas elas de grande beleza paisagística:
O litoral concentra a maior parte da atividade económica regional.
Morfologicamente, o litoral tem uma baixa altitude variando entre costas abruptas, areais extensos, lagunas recortadas, sapais e outras formações dunares;
O barrocal é uma zona de transição entre o litoral e a serra, também conhecida por beira-serra. É, tradicionalmente, a principal zona fornecedora de produtos agrícolas do Algarve;
A serra, ocupa 50% do território sendo os principais conjuntos montanhosos a Serra de Espinhaço de Cão, a Serra de Monchique e a serra do Caldeirão ou Mú.
A posição geográfica do Algarve confere-lhe particularidades bioclimáticas dispondo de um clima temperado de características mediterrânicas, com mais de 3000 horas de sol por ano e uma fraca precipitação média anual.
O setor de atividade mais importante é o terciário (comércio e serviços), resultado da principal atividade económica – o turismo. Este sub-setor de atividade assume tal importância no Algarve que representa, direta e indiretamente, cerca de 60% do total de emprego e 66% do PIB regional. De salientar que o Algarve recebe anualmente cerca de 5 milhões de turistas.
Dados sobre o município de Lagos
Lagos é um município português do Distrito de Faro, localizando-se no Barlavento Algarvio.
O município tem 212,99 km² de área e 31 049 habitantes (CENSOS 2011), subdividindo-se em 4 freguesias: S. Gonçalo de Lagos, Odiáxere, Luz e União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João.
À semelhança de várias localidades costeiras Portuguesas, Lagos sempre teve uma grande proximidade com o mar e, desde tempos muito distantes, a pesca foi a atividade mais importante e uma das únicas fontes de rendimento para a população (essa atividade sobrevive, embora sem a importância de outrora).
A partir da Década de 1960, a principal atividade económica passou a ser o turismo, incentivado pelas praias e clima atrativos, uma costa única (denominada como costa D'Oiro, devido à cor quase dourada das rochas), a gastronomia e o património histórico de exceção e vida noturna de grande dinamismo.
Ao nível do setor de atividade, a população empregada do município passou, então, a exercer a sua atividade profissional fundamentalmente no setor terciário.
A população do município de Lagos e o seu desenvolvimento demográfico estão, assim, intimamente ligados à sua história e localização geográfica.
Fonte: Pordata/INE (Censos 2011)
O concelho caracteriza-se por possuir uma densidade populacional superior à do país e à do próprio território algarvio, apresentando uma média de 144,5 habitantes por km² de área. Tal constatação deve-se, em grande medida, ao facto de o município ter uma implantação no litoral algarvio no qual a população se adensa.
Fonte: INE
Embora em concordância com os restantes municípios e com Portugal continental no que respeita ao facto de apresentar uma maior percentagem de população idosa por comparação com a percentagem de população jovem, o concelho de Lagos caracteriza-se por possuir um índice de envelhecimento inferior ao do continente e à média do Algarve.
Este índice de consiste no cálculo da relação entre o número de pessoas com 65 e mais anos por cada 100 pessoas menores de 15 anos. Um valor superior a 100 significa que há mais idosos do que jovens.
Fonte: INE
O município caracteriza-se ainda por possuir uma elevada percentagem de população residente estrangeira, em consonância com outros municípios do litoral do Algarve, embora se tenha notado algum decréscimo a partir de 2012 e uma retoma a partir de 2015. Alguns indicadores mais recentes permitem adivinhar um novo período de crescimento.
Em 2015 a população residente era constituída por 19% de população estrangeira.
Fonte: Pordata
No que respeita às nacionalidades mais presentes no município de Lagos, predominam os naturais do Reino Unido, de outros países europeus, do Brasil, e de alguns países de Leste (Roménia, Ucrânia e Moldávia).
Fonte: Pordata