Comemorar Abril, afirmar e valorizar o poder local democrático
Na véspera de se assinalar o 50º aniversário da Revolução, a Câmara Municipal de Lagos saúda esta data maior da nossa história e o inestimável património de transformações económicas, sociais, culturais e políticas que o materializam.
No documento presente à última reunião do executivo lacobrigense reafirma-se o espírito de serviço público que, há 50 anos, animou aqueles que tomaram nas suas mãos a condução das políticas locais a benefício das populações e cuja ação deixou marca indelével no Poder Local. A moção, que foi aprovada por unanimidade, defende a autonomia e capacidade de realização do Poder Local Democrático, o qual tem permitido reafirmar Abril em cada dia de trabalho e de luta, mas volta a exigir a criação das regiões administrativas e a concretização, por parte da Assembleia da República, do processo de reposição das freguesias liquidadas de Barão S. João e Bensafrim, que aguarda desenvolvimentos desde dezembro de 2022.
Exortando a que os órgãos representativos da autarquia contribuam para afirmar os valores de Abril e as suas conquistas, transmitindo às novas gerações o que ela representou de emancipação, democracia e liberdade, o município apela à participação da população de Lagos nas iniciativas integradas no 50º aniversário do 25 de Abril, as quais têm o seu ponto alto no dia de amanhã, com atividades de rua que irão preencher todo o feriado, começando, às 9h30, com a sessão solene comemorativa que terá lugar na Praça Gil Eanes, continuando no período da tarde com uma performance teatral coletiva (pelo Teatro Experimental de Lagos), o concerto da Orquestra Ligeira de Lagos e Cante Alentejano (pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa), a que se somam, no Jardim da Constituição e na Praça do Infante, jogos tradicionais para as famílias e uma exposição de rua com trabalhos elaborados pelas crianças das escolas de 1.º ciclo do concelho. O programa deste dia encerra, às 18h00, no Cinema de Lagos, com a exibição do documentário “Elogio ao ½” de Pedro Sena Nunes, que mostra o olhar deste realizador sobre o Bairro SAAL da Meia Praia, numa sessão que terá entrada livre.
A programação cultural, recreativa e desportiva preparada para assinalar em Lagos o 50º aniversário do 25 de Abril prolonga-se para além desta data com iniciativas que poderá consultar aqui, informação atualizada na agenda impressa e online do município.