Balcão da Inclusão promove Lagos para todos
O Balcão da Inclusão da Câmara Municipal de Lagos fez o balanço do trabalho desenvolvido no último ano, no âmbito desta ainda recente caminhada para melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência, e vai continuar a sua ação para garantir que Lagos é, cada vez mais, um território para todos.
Na vertente do atendimento ao público, as prestações sociais, designadamente a prestação social para a inclusão, foram em 2024, o tema mais procurado, sendo ainda de registar a diversidade de assuntos suscitados, que vão desde o Atestado de Incapacidade Multiusos à carta de condução, passando pelos produtos de apoio, questões sobre acessibilidade, institucionalização e emprego, entre outras.
A par desta atividade regular, o Balcão da Inclusão tem-se empenhado em dinamizar projetos e atividades de sensibilização e capacitação para a integração da pessoa com deficiência, merecendo destacar as iniciativas promovidas junto da comunidade escolar, como o projeto “Como Sou e Como Faço”, que em 2024 abrangeu 60 turmas e um universo de 981 alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos das escolas do concelho de Lagos, e o ateliê “Do mindinho ao polegar”, que promove a literacia digital para as pessoas com deficiência visual e demonstra como a tecnologia pode ser um recurso essencial na sua inclusão escolar.
Para dar mais visibilidade à temática, aos serviços e recursos disponíveis, um dos pontos altos do calendário de atividades promovidas foi a Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado com o fórum “Escolhas de Vida Inclusivas – da teoria à prática”, que teve lugar no dia 28 de novembro, no auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, com a presença de especialistas, associações e cidadãos. Neste âmbito, a Câmara Municipal deu palco à exposição “A-COR-DAR (para não) A-DOR-ME-CER”, que reuniu trabalhos realizados por utentes da Casa de Santo Amaro. O programa completou-se com um torneiro de jogos adaptados, realizado no Pavilhão Municipal de Lagos, em que participaram utentes de diversas instituições de Lagos e Portimão, alunos das escolas e técnicos de desporto, comprovando que a inclusão também se faz pelo desporto, com modalidades adaptadas, como o Boccia, gincanas e Polybat, entre outras.
Para capacitar a equipa técnica afeta a este serviço e garantir o cabal cumprimento da sua função, a autarquia tem marcado presença em ações de formação e de esclarecimento organizadas pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR), entidade parceira do município para a criação e funcionamento do Balcão do Cidadão, por outros municípios e instituições que atuam nesta área de intervenção.