Viva o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor!
Hoje, dia 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A efeméride, criada em 1995 por decisão da UNESCO, visa apoiar a promoção do prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos de autor.
Considerando a importância do livro como “ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição”, a Câmara Municipal de Lagos deliberou saudar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e todas as organizações e atividades a ele associadas, enaltecendo as iniciativas encetadas no passado dia 2 de abril (Dia Internacional do Livro Infantil). Uma palavra de reconhecimento foi também dirigida aos trabalhadores da Biblioteca Municipal e Polos de Leitura, das Bibliotecas Escolares, do Arquivo Municipal e do Centro de Documentação do Museu Dr. José Formosinho, e, de uma forma muito especial, às associações culturais locais e a todos os escritores, poetas, ilustradores.
No âmbito desta celebração, todos os anos são organizados eventos com o objetivo de chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, decisivo para o incremento da literacia e para o desenvolvimento económico e social das comunidades. A autarquia acompanha esta prática, presenteando os leitores e o público em geral com duas iniciativas, entre as muitas mensalmente oferecidas no âmbito da sua programação regular. Na sessão do Clube de Leitura de Lagos, dinamizado por Patrícia Portela, que acontece pelas 18h00 na Biblioteca Municipal, “Cândido ou o Optimismo” de Voltaire será o livro em análise. Pelas 21h30, o espetáculo “Memórias de uma Falsificadora”, integrado no projeto “25 de Abril: A lente (In)Visível”, evoca, a partir do livro homónimo, a vida da artista plástica Margarida Tengarrinha, sobretudo o longo período vivido em clandestinidade.
Acompanhe a n/ programação através da agenda bimestral “E~VENTOS”, na agenda online e página de facebook. Verá que motivos não faltam para visitar os n/ espaços e deixar-se encantar pelo prazer da leitura.