Câmara de Lagos debate Turismo Sustentável em seminário nacional do projeto Sustowns
A Câmara Municipal de Lagos foi uma das várias entidades que estiveram representadas no seminário participativo realizado no passado dia 1 de junho, em Lisboa, dedicado ao tema “Turismo Sustentável em Portugal. Casos Práticos – das Políticas à Ação”.
O seminário faz parte do conjunto de iniciativas participativas integradas no projeto internacional Sustowns envolvendo diferentes cidades de pequena dimensão da bacia do Mediterrâneo com o objetivo de encontrar planos de ação que promovam de forma efetiva e inovadora a maior sustentabilidade destes destinos, confrontados que se encontram com a necessidade permanente de encontrar equilíbrios entre os elevados fluxos de turistas que os procuram e a sua capacidade de carga.
Entre os resultados apresentados pela Universidade do Algarve para Lagos, aliando sustentabilidade ambiental e inclusão social, destacam-se as experiências inclusivas do birdwatching (observação de aves) e do bird by ear (ouvir as aves) ou as experiências sensoriais utilizando batentes de porta como a “Mão de Fátima”.
Na mesa redonda que se seguiu à apresentação preliminar das conclusões do projeto, os representantes do Município de Lagos, vereadora Sandra Oliveira e urbanista Nuno Marques, suscitaram a necessidade de uma melhor regulação das atividades marítimo-turísticas face à crescente pressão que exercem sobre os recursos marinhos, bem como, o importante papel que está reservado aos instrumentos de ordenamento do território na prossecução de políticas ativas de turismo sustentável.
A cidade de Lagos foi escolhida, pela Universidade do Algarve, como sendo um caso piloto, onde se pretende desenvolver um Plano de Ação Local para a sustentabilidade do turismo e de desenvolvimento de novas experiências turísticas.