Lagos assinou declaração sobre alterações climáticas
O município de Lagos foi uma das 16 entidades algarvias signatárias da “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas” subscrita no dia 1 de junho na ETAR da Companheira, em Portimão.
Representada neste ato pelo seu Vice-Presidente, Paulo Jorge Reis, a Câmara Municipal de Lagos manifestou, desta forma e uma vez mais, o seu empenho em impulsionar os esforços necessários para a adaptação e a mitigação às alterações climáticas, especialmente no que respeita à eficiência dos serviços de águas, para garantia da disponibilidade deste bem precioso, em qualidade e quantidade, às gerações futuras.
A iniciativa partiu da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que congregou neste propósito os municípios e as entidades gestoras do setor na região.
Merece recordar que Lagos tem, desde 2019, o seu PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DE LAGOS (PMAAC-L) aprovado. Este instrumento permite avaliar e mitigar ou reduzir as vulnerabilidades do território, definindo estratégias e medidas de adaptação às alterações climáticas.
Neste âmbito, e especificamente relacionados com a gestão da água, estão em curso vários investimentos e projetos para aumentar a eficiência hídrica no concelho, que passam, entre outras vertentes, pela criação de um sistema de rega inteligente de espaços verdes públicos, pela renovação de infraestruturas na rede de abastecimento de água em baixa, pela instalação de sistemas de monitorização dos consumos de água e pela dinamização de campanhas de sensibilização apelando a uma utilização racional de água por parte dos consumidores.
Consulte aqui:
Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas