Câmara investe 1,3 milhões de euros na promoção do desporto em Lagos
A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, as linhas bases do Programa de Apoio ao Desporto para a época desportiva 2021/2022. A proposta, que será agora apreciada pela Assembleia Municipal, a quem compete a aprovação deste encargo plurianual, prevê a continuidade das medidas já em vigor nas anteriores épocas desportivas, compreendendo apoios de natureza financeira e logística, que, somadas, ascendem a 1.356.060,27€. O associativismo desportivo, com destaque para o trabalho desenvolvido na componente da formação, é o grande beneficiário deste programa.
O Programa de Apoio ao Desporto (PAD) é o instrumento criado pelo município de Lagos para implementar algumas das políticas definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, tendo como objetivos: a formação desportiva nas diferentes faixas etárias de crianças e jovens; promover a atividade física de modo a contribuir para a melhoria da qualidade da prática desportiva; proporcionar experiências motoras e cognitivas que promovam a aquisição das competências fundamentais para a prática de uma ou mais modalidades desportivas; articular o Desporto Escolar e o associativismo desportivo; reconhecer o mérito desportivo naqueles que se destacam pelos resultados obtidos; e fomentar a saudável competição desportiva no respeito pelos valores universais do desporto.
O apoio financeiro é atribuído no âmbito de diversas medidas e tipos de apoio, sendo a verba mais expressiva, no âmbito da “Medida 1 – Atividade Regular Federada”, a cedência gratuita de instalações desportivas, que representam um encargo de 484 mil euros para o município, e o reembolso das mensalidades pagas pelos atletas beneficiários de escalão 1 e 2 de abono de família, que atinge um valor previsto de 68 mil euros. Para o reembolso dos montantes relativos às taxas federativas estão reservados 61 mil euros e para a compensação financeira dos coordenadores técnicos dos clubes (em cada modalidade) ficaram previstos cerca de 35 mil euros. Menos expressivo é o montante destinado ao reembolso de despesas com transportes (9 mil euros), uma vez que o município disponibiliza gratuitamente aos clubes um crédito anual de quilómetros para deslocações na sua frota de autocarros, servindo esta medida de apoio financeiro apenas para situações pontuais em que aquele tipo de transporte não seja o mais adequado.
Já no capítulo da “Medida 2 – Apoio à Modernização e Autonomia Associativa” 300 mil euros estão destinados à construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento de instalações, desportivas. Esta medida também contempla uma verba para formação de técnicos e dirigentes desportivos (7 mil euros), outra para a aquisição de material de desgaste (30 mil euros), despesas de ordem associativa (40 mil euros) e, ainda, para manutenção e reparação de viaturas dos próprios clubes (11 mil euros).
A Câmara pretende continuar a apoiar a organização de eventos desportivos (Medida 3) que ajudam a promover as modalidades e o próprio concelho, dedicando-lhes uma verba de 200 mil euros. A dinamização de projetos inovadores envolvendo a comunidade (Medida 4), onde se prevê aplicar 10 mil euros, e a Medida 5, que consiste no patrocínio desportivo individual (a atletas) e coletivo (a clubes), dotada de um orçamento de 100 mil euros, completam o quadro de apoios financeiros para a presente época.
Com base na avaliação da época anterior, efetuada com o envolvimento e participação dos clubes desportivos do concelho, o município decidiu reforçar, entre outras, as verbas destinadas ao reembolso das mensalidades da prática desportiva (passando os limites a ser de 30 euros para o Escalão 1 e de 15 euros para o escalão 2, correspondentes a 100% ou 50% do valor das mensalidades) e à compensação dos coordenadores técnicos dos clubes, diferenciando o montante do apoio (que vai dos 110 até aos 150 euros/mês) em função do nível de qualificação de cada profissional.
As candidaturas a estes apoios já estão a decorrer, prevendo-se que, após a devida análise, os contratos-programa com os clubes possam ser assinados ainda durante o presente mês ou em janeiro de 2022.
Informação complementar:
O balanço relativo à época desportiva anterior (2021/2022) revelou que um total de 26 clubes e 1543 atletas (dos quais 1229 pertencentes aos escalões de formação e 314 seniores e veteranos) foram enquadrados no PAD. Quase três centenas de crianças e jovens (126 com escalão 1 e 160 com escalão 2) foram apoiadas ao nível da comparticipação das mensalidades, o que lhes permitiu ter acesso à formação e prática desportiva. O município ajudou, igualmente, à capacitação técnica dos clubes, comparticipando financeiramente 24 coordenadores que, não só asseguraram a orientação técnico-pedagógica no desenvolvimento das atividades relativas aos escalões de formação, como garantiram a ligação entre os cubes, as respetivas direções e a autarquia no acompanhamento do programa. Em matéria de patrocínio desportivo foram apoiados cinco clubes: o Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes (andebol feminino), o Clube de Ténis de Mesa, o Clube de Futebol Esperança de Lagos, o Ginástica Clube de Lagos e o Roller Lagos Clube de Patinagem. Já a título individual receberam patrocínio os atletas Miguel Braz (Skimboard), Marlon Lypke (Surf) e Vitor Teodósio (desporto motorizado).