Instituto Fonte de Vida com meios reforçados para trabalho social
A Câmara Municipal de Lagos aprovou a atribuição de um subsídio de 22 987,79€ ao Instituto Fonte de Vida para a aquisição de uma viatura. O objetivo é dotar a instituição de condições logísticas para reforço da prestação de apoio a indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, um trabalho que esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) vem fazendo, de forma consistente e continuada, incluindo a entrega de alimentação, roupas e mobiliário. Os bens são provenientes de donativos, oferecidos por restaurantes, grandes superfícies e particulares, que depois são encaminhados para as famílias mais necessitadas.
No contexto atual, em que a crise pandémica tem feito agravar situações de necessidades sociais já anteriormente existentes e desencadeado novas vulnerabilidades, por vezes difíceis de identificar pelos serviços formais de suporte, o papel das IPSS, como é o caso do Instituto Fonte de Vida (IFV) e de outras entidades parceiras da Rede Social, tem sido fundamental para levar a resposta a todos, nomeadamente às franjas da população que usualmente não recorre a apoios sociais.
O IFV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada em 1997 com o objetivo de dar suporte jurídico à obra social da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra Portugal. Ao longo de mais de vinte anos tem tido uma intervenção privilegiada na área da dependência de substâncias psicoativas, destacando-se o trabalho desenvolvido nas respostas “Café Convívio” (espaço de socialização onde também distribuem semanalmente uma refeição quente a agregados familiares em situação de carência económica) e “Casa de Reinserção” (espaço de acolhimento temporário tendente à reinserção social de ex-reclusos). A população sem-abrigo é outra das frentes de trabalho desta IPSS que, para além de parceiro privilegiado e ativo do Conselho Local de Ação Social de Lagos, integra, desde a sua formalização, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lagos. Neste âmbito, o IFV está a operacionalizar, desde março de 2020, a distribuição de refeições confecionadas junto da população sem-abrigo e a disponibilização de serviço de balneário, medidas integradas no programa “Lagos Apoia” que foi lançado pelo município para minimizar o impacto social da crise pandémica.
Mais informações sobre o IFV aqui