Município elabora plano de contingência para lidar com a infeção do Coronavírus
Dando cumprimento à orientação emitida pela Direção Geral da Saúde, a Câmara Municipal de Lagos elaborou e divulgou esta quarta-feira, junto dos serviços e dos trabalhadores municipais, o seu plano de contingência no âmbito da infeção do Coronavírus.
O plano descreve as principais etapas a considerar pela autarquia para garantir a contingência caso venham a ocorrer situações de infeção provocada pelo Coronavírus, assim como os procedimentos a adotar perante um trabalhador com sintomas desta infeção. O objetivo é antecipar e gerir o impacto da situação, caso a mesma venha a ocorrer, preparando a resposta para minimizar as condições de propagação do vírus e manter os serviços essenciais em funcionamento.
Para o efeito, foi definida uma estrutura de decisão e coordenação, identificados os trabalhadores que, pelas suas atividades e/ou tarefas, poderão ter um maior risco de infeção, assim como os serviços municipais que serão necessários manter em funcionamento para garantir as necessidades básicas do concelho.
O plano contempla ainda medidas de prevenção para os trabalhadores, como procedimentos de higienização dos espaços, entre outros, e a identificação de áreas de isolamento nas diversas instalações municipais.
Dependendo da avaliação de risco que venha a ser efetuada, algumas atividades poderão eventualmente ser repensadas, reprogramadas ou até mesmo canceladas. A participação do município na Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior certame de turismo anualmente organizado a nível nacional, já não irá acontecer, em consequência da decisão concertada da Região de Turismo do Algarve com a Secretaria de Estado do Turismo, o Turismo de Portugal, as Secretarias Regionais da Madeira e dos Açores e as restantes entidades regionais de turismo. Para minimizar o impacto desta decisão, o município mostrou-se disponível para manter as reuniões já agendadas com os operadores turísticos, com recurso ao programa Hosted Buyers, através de meios eletrónicos e à distância. Este programa tem sido, nos últimos anos, uma boa oportunidade de contato entre a autarquia e os vários agentes turísticos, nacionais e internacionais.
Para além da Câmara, também as juntas de freguesia, a Lagos-em-Forma e os agrupamentos escolares estão a adotar planos, de modo a garantir que o concelho está preparado para o pior, ainda que esse cenário, como todos desejam, nunca chegue a acontecer.