Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere recebeu distinção e tornou-se sócio efetivo da Federação do Folclore Português
No passado dia 1 de março, domingo, o auditório dos Paços do Concelho Seculo XXI, da Câmara Municipal de Lagos, foi palco da cerimónia de assinatura do compromisso de honra e entrega do diploma de sócio efetivo da Federação do Folclore Português, ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.
Para além da presença de todos os elementos do Rancho Folclórico, a cerimónia contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, do Presidente da Federação de Folclore Português, Daniel Café e do Presidente da Direção do Rancho Folclórico e Etnográfico, Luís Morgado, do Coordenador da Zona Sul, João Carriço, e ainda dos membros do Conselho Técnico da Região do Algarve.
No evento o Presidente da Federação de Folclore Português, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo rancho e a sua constante preocupação em manter as tradições inalteradas.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere foi fundado a 17 de março de 1984 na Vila de Odiáxere, concelho de Lagos, sendo atualmente constituído por mais de 50 elementos.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere tem atuado por todo o País, quer em festivais, festas, programas de televisão, e de rádio. No âmbito internacional as atuações têm passado por Espanha, França e Itália.
Anualmente, no primeiro fim-de-semana de agosto o grupo organiza o Festival Nacional de Folclore e Etnografia em Odiáxere que já vai na sua XXXII edição. Durante todo o ano o grupo participa também em diversos festivais de folclore por todo o país assim como em eventos festivos socioculturais, festivais, programas de televisão e de rádio.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere continua a trabalhar diariamente na divulgação de usos e costumes da região como vista à aproximação entre "Gentes" e o seu intercâmbio cultural de todo o País.
Através da assinatura do Compromisso de Honra e Entrega de Diploma de sócio efetivo, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere passou a ver reconhecido por parte da Federação do Folclore Português todo o seu trabalho de muitos e muitos anos em prol da Freguesia, do Concelho, e da Região, o reconhecimento pela representatividade e autenticidade das suas apresentações, da história, dos usos e costumes e das raízes que continuam a querer preservar, num momento de grande importância para os elementos do rancho que se encontravam presentes.
A cerimónia não poderia concluir sem a atuação do grupo, que não deixou passar o momento sem mostrar os seus saberes e tradições, com algumas danças típicas.