Obra coreográfica de jovens artistas lacobrigenses nomeada pela Sociedade Portuguesa de Autores
A obra VÄRA, de Daniel Matos, coproduzida e apoiada pela Câmara Municipal de Lagos foi nomeada como Melhor Coreografia de 2023 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
No total foram nomeados três projetos nesta categoria, tendo o trabalho destes jovens sido escolhido ao lado das obras de Olga Roriz e Marco da Silva Ferreira, referências fulcrais no universo da Dança Contemporânea a nível nacional e internacional.
Esta nomeação ressalva e sublinha a qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo coreógrafo lacobrigense, e de toda a equipa que colaborou na construção desta peça especificamente.
A Câmara Municipal de Lagos tem apoiado ao longo destes anos esta equipa, na construção deste percurso artístico que tem dado bastantes cartas e demonstrado a sua irreverência e persistência criativa e técnica, pelo que muito se orgulha por esta nomeação, ao lado de figuras tão influentes como Olga Roriz e Marco da Silva Ferreira.
Para a Vereadora Sara Coelho, com o pelouro da cultura, “este é, sem dúvida, um reconhecimento merecido da qualidade do trabalho realizado. Esta conquista é um testemunho do talento, dedicação e trabalho do Daniel Matos, bem como de toda a equipa envolvida no projeto”.
“Estamos ansiosos por continuar a apoiar e a colaborar em futuros projetos que enriqueçam ainda mais este trabalho e o cenário artístico de Lagos”, acrescenta.
VÄRA é um objeto coreográfico desenhado para sete performers numa arena cercada por plásticos suspensos como referência à forma como a carne é exposta num talho. Surge da urgência do encontro, de um grito constante, no que é seduzir e ser seduzido, procurando e potencializando a tentativa de um diálogo perdido através da carne.