A Corrida da Paz – Peace Run passou por Lagos
A Câmara Municipal de Lagos, pelas mãos da vereadora Sara Coelho, recebeu ontem a Tocha da Paz, das mãos dos voluntários da Peace Run, num total de 14 voluntários que ontem chegaram ao concelho de Lagos, provenientes de diferentes países e que pretende, através desta corrida global passar a mensagem de que todos, cidadãos anónimos e figuras públicas, têm um papel importante na promoção da paz, que a paz começa dentro de cada um de nós, e que todos podemos fazer a diferença.
Ontem, dia 13 de março, foi o primeiro da edição europeia de 2023, uma aventura que existe há 36 anos em 160 países, e que teve início em Sagres, visitando o Colégio São Gonçalo (Montinho da Luz) e onde mais de 140 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo receberam os atletas, antes de chegar à Câmara Municipal de Lagos.
De 13 a 17 de março, a Tocha da Paz percorrerá em território nacional mais de 200 km, visitando Sagres, Vila do Bispo, Praia da Luz, Lagos, Alvor, Portimão, Loulé, Quarteira, Almancil, Faro, Olhão, Tavira, Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António.
A rota portuguesa da Peace Run envolverá mais de 2000 crianças de 16 escolas e 14 atletas de 9 nacionalidade distintas - Itália, Croácia, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Bulgária, Chéquia e Portugal – que levarão às crianças e à população portuguesa a mensagem do fundador, “A paz começa dentro de cada um de nós. O primeiro passo é o teu!”. Sri Chinmoy pretendia passar uma mensagem simples de que todos têm um papel importante na promoção da paz e cada um de nós pode fazer a diferença.
A iniciativa seguirá de forma continuada até Espanha, França e Itália: fazendo depois uma pausa e recomeçará em Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, Holanda, Hungria, Eslováquia, Polónia, Chéquia, terminando nos países bálticos a 9 de setembro.
Sobre a iniciativa:
A Peace Run é um evento humanitário de dimensão mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais. É uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, religiosas, culturais e económicas. Um grupo internacional de voluntários, em corrida de estafeta, transporta uma tocha e, em cada país, visita escolas, associações e autarquias, levando a corrida a todas as comunidades locais.
O fundador desta corrida, Sri Chinmoy, dedicou a sua vida a promover os ideais da paz mundial e da unicidade. Levou a cabo inúmeras iniciativas que visavam unir pessoas de diversas culturas e estilos de vida para trabalhar por um mundo mais gratificante. É reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta e foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global. Em 1987, fundou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run como forma de reunir as pessoas num evento global. Pessoas de todo o mundo já seguraram a tocha colocando nela um desejo de um futuro melhor e mais brilhante. Desde a corrida inaugural em 1987, visitou 160 países, permitindo que milhões de pessoas participassem nesta corrida e que percorressem aproximadamente 500.000 Km, o que equivale a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra.
Ao longo dos anos, várias pessoas através da sua participação neste evento incentivaram e partilharam as suas esperanças e sonhos para um mundo mais harmonioso. Destacam-se a nível internacional: os papas Francisco e Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Desmond Tutu, Mikhail Gorbachev, Nelson Mandela, Carl Lewis, Muhammad Ali, entre outros. Em Portugal, a Peace Run recebeu o apoio de várias personalidades e desportistas: Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Furtado, Jaime Marta Soares, Rui Costa, Joana Schenker, Dulce Félix, Inês Henriques, Vanessa Fernandes, Jorge Pina, Rui Costa, Sérgio Conceição, Neno, Nuno Delgado, Francis Obikwelu, Rosa Mota, Aurora Cunha e João Garcia.
Mais informações em: https://www.peacerun.org/pt/