“Caminho Marítimo de Santiago” passou por Lagos
Com partida no passado dia 28 de maio, em Vila Real de Santo António, o inaugural “Caminho Marítimo de Santiago” passou por Lagos no passado dia 29 de maio, tendo sido recebido pela Estação Náutica de Lagos. O cruzeiro seguiu depois para Sines, nesta nova rota por mar até Santiago de Compostela.
A iniciativa resulta da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, e conta com o apoio da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) e Marinha Portuguesa e com o Alto Patrocínio da Presidência da República. A viagem marítima tem como objetivo potenciar o turismo náutico e a Rede das Estações Náuticas de Portugal, de forma inovadora e sustentável, sendo ainda sua missão contribuir para a diversificação da oferta turística, para a qualificação dos serviços e das infraestruturas marítimas e para a coesão territorial e desenvolvimento de parcerias transfronteiriças. Muitos são os caminhos que se traçam até Santiago de Compostela e esta nova iniciativa vem tornar possível navegar e arribar em muitos locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago, permitindo redescobrir a sua história e paisagem.
O momento da largada, em Vila Real de Santo António, contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A segunda etapa, que terminou ontem, 29 de maio, ligou Vilamoura a Lagos, sendo que a tripulação foi recebida pela Estação Náutica de Lagos para momentos de confraternização e afirmação como um dos portos de paragem desta nova rota marítima. O cruzeiro inaugural seguiu caminho para Sines, na terceira fase de uma viagem que terminará a 13 de junho, em Santiago de Compostela.
Mais informações na página da Upstream.