1.ª Edição das LAGOS FOOD SESSIONS chega já no final de maio
A decorrer entre 21 e 29 de maio, a “Lagos Food Sessions” é uma experiência gastronómica de sete dias construída no espírito de um festival, mas com restaurantes e experiências como destaque. Organizada por Maria Loureiro de Lemos e Lee Moulton, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagos, a iniciativa apresenta programas para todos os gostos, muitos sem custo de entrada, embora com espaços limitados.
Nesta primeira edição da “Lagos Food Sessions” comida não é só comida. É também explorada como processo, experiência, arte e negócio nas múltiplas iniciativas dirigidas a profissionais e amantes da gastronomia. Há jantares dedicados a pratos típicos da região, conversas que cruzam a comida com disciplinas como as artes plásticas e a música, ou um fórum com vários nomes do sector para debater a estruturação da cozinha na região. Uma semana de experiências gastronómicas, conversas, eventos e jantares.
“Queríamos mostrar a diversidade gastronómica que existe em Lagos. As food sessions são tanto sobre comida e bebida, como de inspiração e conexão com a comunidade” afirma Lee Moulton.
“A restauração passou por momentos difíceis nos últimos dois anos, mas a população local também passou muito tempo isolada. Queremos dar um impulso à restauração local, mas também dar a oportunidade à comunidade local de conhecer muita da diversidade do que se faz (e bem!) em Lagos, antes da loucura do Verão” acrescenta Maria Loureiro de Lemos.
A Câmara Municipal de Lagos comparticipou alguns dos eventos ao longo da semana, o que permitiu oferecer entradas gratuitas para residentes a alguns dos evento. Por esse motivo, as inscrições são limitadas e feitas por ordem de chegada.
Com tertúlias, provas de vinho, workshops e jantares temáticos, a semana tem de tudo um pouco. Algumas experiências, como uma visita à OstraSelect para conhecer a produção de ostras, uma introdução à prova de vinhos no Travia Wine&Food ou o jantar de encerramento do evento são gratuitas para residentes, mas sujeitas a reserva.
Abertas ao público, também as conversas gastronómicas irão abordar temas como a sustentabilidade na cozinha, tendências alimentares para os próximos dez anos, bases de posicionamento e comunicação na cozinha, entre outros.
A semana conta ainda com workshops especializados: a Beer&Co vai organizar um workshop de cerveja artesanal, com direito a receitas, almoço, diploma e a possibilidade de ir fazer (e beber) a sua própria a Blond Ale; a Coffee&Waves irá organizar um workshop de construção de pranchas de surf, acompanhados com Kombucha; a Black&White Coffee irá fazer um workshop de LatteArt para quem sempre quis aprender a fazer corações de espuma no cappuccino. Os preços podem variar entre os 20€ e os 30€ por pessoa.
Já os jantares temáticos - vários e espalhados ao longo da semana - contam com restaurantes como Travia Natural Wines & Food, Tasca Jota, Repolho GastroBar, Tivoli Lagos, entre outros.
“Nesta primeira edição, optámos por fazer eventos mais pequenos, por uma questão de segurança. Portanto, os espaços são muito limitados e a inscrição é obrigatória.”
O evento começa já daqui a duas semanas e o programa completo pode ser encontrado no site oficial da Lagos Food Sessions.