Regresso em força do Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante
Após 2 anos de interregno, devido à pandemia, o maior torneio tnternacional da Península Ibérica e a segunda etapa da Taça da Europa de 2022 regressou renovada, dinâmica, competitiva e mais emocionante do que sempre. Nesta 17.ª edição, estiveram presentes perto de meio milhar de patinadores em representação de noventa e quatro clubes de dezasseis países e quatro continentes (Europa, Ásia, Oceânia e América).
As provas decorreram na pista da escola secundária Júlio Dantas, bem engalanada e com muito público presente durante dois dias (8 e 9 de abril), e na imponente Avenida dos Descobrimentos (10 de abril), com a magnífica baía de Lagos como pano de fundo, em livestreaming para todo o mundo através dos canais de Youtube, World Skate EuropeTV e Roller LagosTV.
Nos seniores masculinos, tivemos grandes espetáculos de velocidade, emoção e combatividade com destaque para o vencedor do ranking geral do Torneio, Patxi Peula, seguido dos franceses Martin Ferrie, duplo campeão mundial em título, e Victor Aerts. Martyn Dias, o patinador da casa, foi o melhor português na quinta posição.
Para a Taça da Europa, dividida em provas de curta e longa distância, Ferrie foi o vencedor na longa distância e Jhoan Guzman nas curtas distâncias. Os melhores portugueses em cada uma destas vertentes foram Miguel Bravo, em 5.º lugar, e Martyn Dias, em 8.º, ambos do Roller Lagos Clube de Patinagem.
Nas senhoras, a campeã europeia de maratona, a francesa Marine Lefeuvre venceu a geral, seguida da colombiana Aura Quintana, vencedora na última edição, e da húngara Dominika Gardi. A melhor portuguesa na 23.ª posição foi Margarida Sousa do A.D.A Canelas.
Na Taça da Europa de curta distância, a vencedora foi a multicampeã europeia Mathilde Pedronno e nas longas distâncias venceu Marine Lefeuvre, ambas as atletas a representar França. As melhores portuguesas foram Maria Gomes Silva, em 33.º, e Margarida Sousa, em 14.º, ambas do Arsenal de Canelas.
No escalão de Juniores femininos, a alemã Ohl venceu após uma desclassificação da patinadora com mais vitórias, a colombiana Keily Delgado. Duas portuguesas conseguiram entrar nos dez primeiros: Inês Bettencourt em 8.º na geral (6.ª nas distâncias curtas da Taça da Europa) e Maria Beatriz Silva em 10.º (5.ª nas distâncias longas da Taça da Europa). Em masculinos, dominou completamente o espanhol Manuel Taibo, vencendo todas as provas em disputa, sendo, por isso o duplo medalha de ouro na Taça da Europa das curtas e longas distâncias. João Branco foi o melhor português, 5.º na geral do torneio (6.º nas curtas distâncias e 7.º nas longas, na Taça da Europa), Carlos Luz, ADA Canelas, 9.º na geral e brilhante 4.º na TE de longas distâncias e Diogo Rolo, AEM Grande Poente, em 8.º (9.º na TE de curtas distâncias). Ainda dentro dos dez primeiros, destaque para Diogo Silveira em 10.º nas distâncias curtas.
Nos escalões mais jovens tivemos grande presença dos portugueses com diversas vitórias e lugares de destaque: Youth/Juvenis Masculinos - Afonso Silva (CDR Prazeres) venceu a geral e a Taça da Europa, tanto nas curtas como nas longas distâncias, e Miguel Monteiro (Roller Lagos C.P.) foi segundo na geral e 2.º e 3.º na TE, longas e curtas Distâncias. Referência ainda para João Jesus (ADR Santanense) e Tiago Monteiro (Roller Lagos C.P), respetivamente, 5.º na geral, 4.º nas curtas e longas distâncias, 5.º e 6.º nas curtas e longas distâncias e 6.º na geral do torneio.
Em Youth Femininos, a dominadora foi a patinadora portuguesa do ADR Prazeres Madeira Jéssica Rodriguez, repetindo o domínio que teve em Gijon na primeira etapa da Taça da Europa e liderando nas duas variantes e no ranking geral. Jéssica venceu todas a provas menos uma, os 100m, que foram ganhos pela, também madeirense, mas do S.C. Maritimo, Francisca Henriques, que foi a segunda na geral e em ambas as variantes da Taça da Europa.
Nos Cadetes Masculinos, vitória para Filipe Loureiro, do Roller Lagos C.P., na geral e na TE curtas distâncias e prata nas longas distâncias. Prata também para o português Manuel Piteira, do AGEMarinha Grande Poente, nas curtas distâncias e com vitória nos 100m e bronze nas longas distâncias.
Nas Cadetes Femininas, a patinadora do CCD Veiros foi a brilhante vencedora, num escalão muito disputado, tendo conquistado a medalha de ouro na Taça da Europa de curtas distâncias.
No último dia, tivemos os esperados 100m, prova mais curta da patinagem de velocidade, com três patinadores de cada vez, cada um no seu corredor, com as vitórias a sorrirem, em senhoras, à campeã europeia, a francesa Pedrono (em 11,053’’) e ao recém-naturalizado espanhol Jhoan Guzman (em 10,081’’), considerados por muitos o homem mais rápido do mundo sobre patins, o “Usain Bolt dos patins”, mas que não baixou dos 10 segundos. O melhor tempo acabou por ficar na posse do alemão Ron Pucklitzsch (10,002’’), mas nas eliminatórias.
Nas maratonas, a surpresa veio da júnior espanhola, Lídia Gomez, a representar o Club Patin Velocidade Rivas, enganando tudo e todos, fugindo de maneira inesperada e chegando isolada à meta com 30’’ de vantagem, em 1h24,41,241. As outras ocupantes do pódio foram colombianas, a experiente Aura Quintana (Desliza Vitoria Marianistas), a 2.ª, e a também júnior Keily Delgado (Union Norte) a 3.ª. A melhor portuguesa foi Andreia Canha (APVA) em 8.º lugar.
Nos homens, a vitória foi da equipa EOSkates World Team, composta pelos campeões mundial e europeu de maratona, que estiveram sempre ao ataque, mas o movimento decisivo foi de Victor Aerts, que apanhou todos em recuperação para se isolar e resistir à perseguição, acabando com 4 segundos de vantagem que lhe permitiu deslizar e festejar na reta da meta a sua primeira vitória em maratonas internacionais. No pelotão Nolan Beddiaf, campeão europeu de maratona e mundial de 10Km pontos, também da EOSkates World Team, foi o segundo, Patxi Peula (Desliza Vitoria Marianistas), o 3.º, e Martyn Dias (Roller Lagos C.P.) o 4º a 16 centésimos do pódio. Referência ainda para o especialista em maratona português, David Pedro, da APVA em 7.º lugar, António Freitas (CDR Santanense) em 10.º, bem como Miguel Bravo (Roller Lagos C.P.) no 11.º posto, os primeiros do pelotão perseguidor.