As inscrições já abriram para a maior Rota do Petisco de sempre
Após ser considerado o melhor projeto de turismo gastronómico do país, a Rota do Petisco começou já os preparativos para a 12.ª edição, com a abertura das inscrições para estabelecimentos de toda a região que queiram fazer parte da maior aventura gastronómica do Algarve. Lagos volta a fazer parte desta odisseia pela nossa gastronomia, sendo que em 2021 participaram cerca de quarenta estabelecimentos que fizeram as delícias dos petiscadores.
“Parece mentira mas a Rota está de volta!” Foi assim que a associação organizadora do evento, a Teia D’Impulsos, anunciou a 1 de abril (Dia das Mentiras) a abertura oficial das inscrições para a Rota do Petisco 2022, agendada de 14 de setembro a 16 de outubro. Os estabelecimentos que se queiram inscrever têm até dia 30 de junho para o fazer, numa das diversas modalidades da Rota.
Entre um “Petisco” ou “Doce Regional”, a ideia é que a ementa apresentada por cada estabelecimento tenha por base a confeção com produtos locais e receitas inspiradas na gastronomia típica algarvia e portuguesa. Cada estabelecimento poderá ainda optar por apresentar, adicionalmente, uma opção vegetariana para conquistar ainda mais petiscadores. De regresso estão também a Rota dos Chefs, ou seja, pratos de autor que se esperam inovadores e baseados em produtos regionais, e a Rota do Mundo, que oferece a possibilidade de conhecer e degustar sabores de outras paragens distantes, levando este roteiro gastronómico ainda mais além.
Em onze anos de evento, a Rota do Petisco sempre procurou inovar e este ano não é exceção. “As novidades passam pelo lançamento da Rota da Memória, com o desafio aos estabelecimentos para que possam recriar petiscos tradicionais de outros tempos, e a Rota das Adegas, onde vamos aliciar os petiscadores a descobrirem as adegas e os vinhos do Algarve”, desvenda o coordenador do evento, Nuno Vieira.
Já a Rota Solidária, iniciativa integrada no evento, também já conta com inscrições abertas - até 9 de Junho - para projetos de instituições sociais e solidárias do Algarve. O valor de 1,5€ que os petiscadores pagam pelo passaporte que dá acesso à Rota do Petisco reverte na íntegra, todos os anos, para os projetos apoiados. Em 2022, celebra-se o Ano Europeu da Juventude e a Teia D’Impulsos decidiu ser este o tema central da Rota Solidária deste ano. Assim, as instituições deverão apresentar projetos nas áreas específicas do combate à discriminação social, racial e de género; promoção da saúde mental dos jovens e voluntariado jovem.
Ingredientes não faltam para fazer desta a melhor edição de sempre do evento que foi considerado Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2021, uma iniciativa do Expresso e do BPI. Nuno Vieira afirma: “Esperamos que seja, mais uma vez, uma iniciativa que traga muito sabor e animação a todo o Algarve, este ano com esta responsabilidade acrescida” do reconhecimento nacional da Rota do Petisco. Depois de duas edições marcadas pelas restrições da pandemia, “em 2022 estamos a trabalhar para a maior Rota de Sempre, que consiga chegar aos quatro cantos do Algarve, e que possa voltar a ter eventos de animação de rua e outras iniciativas que coloriam o projeto”, assegura o responsável.
Para mais informações, inscrições para a Rota do Petisco e Rota Solidária e respetivos regulamentos, poderá aceder ao website oficial do evento, entrar em contacto através do email rotadopetisco@teiadimpulsos.pt e pelos contactos telefónicos 910 174 814 ou 966 467 870.
Sobre a Organização
A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.
Sobre a Rota do Petisco
A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo diversos estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas. A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos,
Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira. Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.