Projeto de Lagos distinguido no concurso “Eficiência Hídrica na Escola”
O projeto “Zero Desperdício de Água na Escola – Sistema de monitorização dos consumos de água”, que integrou a candidatura conjunta apresentada pela Escola Secundária Júlio Dantas e pelo município de Lagos ao concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa na Categoria Desempenho.
Os resultados foram anunciados no passado dia 19 de julho, durante o Seminário do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) – Eficiência Hídrica no Algarve. Neste evento foram igualmente apresentados os projetos financiados pelo Programa, entre os quais os “Projetos de Eficiência Hídrica no Concelho de Lagos – PEES”, atualmente em implementação.
Promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH do Algarve), em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE - DSR Algarve, o concurso tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respetivos municípios/entidades gestoras de serviços de água, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente.
O prémio traduz-se na atribuição de uma verba monetária de 1.500€ ao município, destinada a ser investida em boas práticas na escola, visando uma utilização mais racional da água.
A Câmara Municipal terá agora um prazo limite para implementar as ações identificadas no projeto*, ficando a Escola Secundária Júlio Dantas (que é também uma Eco Escola) responsável pela campanha de sensibilização para o uso eficiente da água, a desenvolver junto da comunidade escolar, em estreita colaboração com os serviços da autarquia.
*Principais ações do projeto:
• A Escola Júlio Dantas é abastecida por um contador DN 50 e outro DN 80 que medem os consumos efetuados nas diversas instalações da escola. O projeto prevê a substituição de ambos os contadores por outros mais evoluídos (denominados contadores de água ultrassónicos), que incluem sistema de telemetria para permitir a comunicação, a gestão e a monitorização dos consumos de água, neste caso da água consumida na Escola. Os dados resultantes dos consumos serão transmitidos e divulgados num ecrã a instalar no hall de entrada da escola para que todos tenham conhecimento dos consumos efetuados e das metas a atingir para a sua redução.
• Campanha de educação e sensibilização ambiental – a escola ficará responsável pela sensibilização para a importância do uso eficiente de água, através da criação de um grupo específico, composto por professores, alunos e funcionários que terão a seu cargo a responsabilidade de criar e atualizar os materiais de comunicação com a restante comunidade escolar. A divulgação e sensibilização irá ocorrer também através dos conselhos de turma e no site da própria escola. Prevê-se ainda que os alunos do curso de design sejam envolvidos e convidados a participar, de forma a tornar os materiais mais criativos e apelativos. O próprio ecrã a instalar no hall de entrada, com a divulgação das leituras diárias dos consumos de água da escola, aliado às mensagens de sensibilização, será um forte incentivo para a adoção de comportamentos mais responsáveis no que diz respeito à utilização da água, contribuindo significativamente para a redução dos seus consumos diários.