Bandeira Azul hasteada nas praias de Lagos
Lagos tem, a partir de hoje, a Bandeira Azul hasteada nas suas praias. A cerimónia decorreu na Praia do Porto de Mós e contou com a presença das entidades envolvidas no processo, reconhecendo a qualidade das praias do concelho.
Símbolo de qualidade ambiental, as praias da Meia Praia, Dona Ana, Porto de Mós e Luz têm agora hasteada a Bandeira Azul, sendo que também receberam, uma vez mais, a Bandeira Praia Acessível, galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam, também eles, desfrutar destas zonas balneares. Estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados são os principais requisitos exigidos. Refira-se ainda que as praias da Luz, Porto de Mós e Meia Praia foram também galardoadas com a qualidade “Ouro”, galardão atribuído pela QUERCUS que distingue as zonas balneares com qualidade de água classificada de “Excelente”.
A cerimónia contou com a presença dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Lagos, Presidentes das Juntas de Freguesia, Capitão do Porto de Lagos/Autoridade Marítima, nadadores salvadores e Agência Portuguesa do Ambiente ARH Algarve, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão.
No âmbito do Programa Bandeira Azul, irá arrancar no próximo dia 5 de julho, nas praias, a campanha de sensibilização/ educação ambiental “Lagos na Onda do Verão 2021”, dedicada ao tema definido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, para o corrente ano – “A Recuperação de ecossistemas”.
Este tema vai também ao encontro da década declarada pelas Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas: 2021-2030.
A referida campanha foi estruturada em torno desta temática e sob o lema geral “Lagos também é biodiversidade. Conheça. Conserve. Colabore na recuperação dos ecossistemas”.
A campanha integra um quiosque informativo da Bandeira Azul que irá percorrer as várias praias do concelho, durantes os meses de julho e agosto, e que servirá de base a várias exposições, sobre espécies ameaçadas, a problemática dos plásticos e do lixo marinho, caixas-ninho do projeto “Alojamento local para aves”, entre outros, de entidades parceiras.
Estão ainda programadas outras atividades como “caminhadas da biodiversidade”, a realizar na Meia Praia e Ponta da Piedade, em parceria com a Associação A Rocha, para diferentes faixas etárias.
A campanha mantém o seu objetivo principal da promoção de atitudes e comportamentos mais sustentáveis.
Considerando o contexto atual é importante sensibilizar para as restrições, distância de segurança e adoção de medidas de proteção individual, sem esquecer a fragilidade do ambiente que nos rodeia e cuja proteção depende de todos nós.
Num esforço constante para garantir a segurança e qualidade das suas praias, o município de Lagos tem adotado um conjunto de medidas de apoio. Em todas as suas praias foram implementadas as medidas decretadas pelo Governo para a época balnear para garantir o distanciamento social entre os banhistas, como a limitação da lotação das praias e o aumento das áreas concessionadas para permitir a distância mínima entre as pessoas.