Praia da Luz recebe projeto Goby
A Câmara Municipal de Lagos, ao longo de toda a semana, tem estado a desenvolver diversas atividades como forma de assinalar a Semana do Ambiente e dos Oceanos e relembrando a importância do meio ambiente e dos nossos mares.
Hoje, dia 7 de junho, a Praia da Luz recebeu a implementação do Projeto “GOBY”- Afinal o que come o peixe?”. Uma estrutura de rede metálica em forma de peixe, para a deposição de plásticos, da autoria do escultor Carlos de Oliveira Correia e cedida gentilmente ao município de Lagos e que permanecerá colocada no areal da Praia da Luz ao longo de Junho. Ao longo da época balnear a escultura irá circular por outras praias do concelho.
Este projeto mundial tem como principal objetivo a sensibilização dos utentes das praias e das zonas costeiras para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos e sobretudo, no que se refere à utilização única deste resíduo, uma vez que as previsões apontam para que no ano 2050 possa existir mais plástico que peixes nos oceanos.
A escultura com 1,5m de altura e cerca de 2,5m de comprimento, situada numa das entradas da praia, tem como principal objetivo consciencializar e incentivar para que os turistas não deixem lixo na praia e coloquem dentro da estrutura agora implementada.
Na apresentação estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, assim como o vereador Luis Bandarra, um representante da Junta de Freguesia da Luz, técnicos da Unidade Técnico Ambiental, voluntários da Associação “ A Rocha”, residentes na Praia da Luz e defensores do ambiente.
Os voluntários presentes colaboram com a Associação “A Rocha” em projetos como o Coastwatch (projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade e cidadania participativa coordenado pelo GEOTA) e o Beach Clean - projeto iniciado em 2018, pela Associação “A Rocha”, que consiste no registo e recolha de resíduos existentes em praias, como a Praia do Porto de Mós e a Praia da Luz, com vista ao incentivo a uma mudança de comportamentos no dia-a-dia no que diz respeito à redução do plástico, reutilização de produtos e reciclagem dos resíduos em geral.
Não deixe que o seu plástico faça parte dos oceanos.
Deposite corretamente nos ecopontos que se encontram à sua disposição.