Lagos recebeu o Selo de Certificação de Estação Náutica e é integrada na Rede Nacional de Estações Náuticas
“Lagos é uma paixão enorme e de muitos anos”
Para Diogo Diniz, Business Development Manager at GAC Pindar, uma vida 100% ligada à vela profissional, agora na área da logística e de gestão de equipas profissionais e eventos, dos quais se destacam: Volvo Ocean Race; America's Cup; Sail GP; Jogos Olímpicos; Extreme Sailing Series; GC32 Series; RC44; Imoca 60; Classe 40; Moth; Dragão; SB20; J70 e International 14. Com toda a sua experiencia afirma que: “Poucos locais no mundo têm as condições de vento e mar que Lagos tem para a prática da Vela, seja vela de lazer, vela de competição ou profissional. Se às condições naturais, juntarmos a Marina e os Estaleiros, que são do melhor a nível mundial, a disponibilidade hoteleira, a oferta gastronómica e a proximidade a aeroportos internacionais, percebemos facilmente que o potencial de Lagos para se tornar um centro de referência da Vela a nível mundial é enorme.”
O Município de Lagos recebeu com contentamento e com sentido de responsabilidade a certificação de Estação Náutica pela comissão avaliadora do Fórum Oceano e passando assim a integrar a rede das 26 Estações Náuticas de Portugal. Esta certificação surge após um amplo trabalho desenvolvido por um conjunto com diferentes entidades e um conjunto muito alargado de parceiros.
As Estações Náuticas (EN) caracterizam-se por serem redes de oferta turística náutica de qualidade, que incluem alojamento, restauração, atividades náuticas e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas, sendo uma mais-valia para os visitantes.
Com a constituição da Estação Náutica de Lagos (ENL), a autarquia pretende diversificar a oferta turística, combater a sazonalidade e promover conjuntamente os produtos turísticos a nível nacional e internacional. Este é um projeto agregador e colaborativo reúne parceiros e stakeholders nacionais, regionais e concelhios com relação direta ou indireta com os setores do mar, da náutica, da cultura e do património, da natureza, da Gastronomia & Vinhos, da saúde & bem-estar que por vontade própria, decidiram integrar a rede de parceiros e o Conselho da Estação Náutica de Lagos, que conta já com mais de 90 parceiros envolvidos e continua aberto a novos aderentes.
Um conjunto de nomes ligados às mais diferentes atividades náuticas, praticantes e/ou gestores como:
Martinho Fortunato (CEO Marlagos, S.A. Marina de Lagos e entre outras funções Chairman of Board ICOMIA Marinas Group (ICOMIA/IFBSO – International Council of Marine Industry Associations e International Federation of Boat Show Organisers),
Alex Botelho (Big Wave Tour), “Gosto de surfar todo o tipo de ondas. Ondas como Mavericks, Nazaré e Jaws dão-me motivação e pica máxima, mas uma das minha ondas preferidas também é a Meia-Praia.”
Matilde Passarinho – WSL European Women's Junior Tour, the Portuguese National Senior Tour and Junior Tour. “Sou apaixonada pela competição e pelo friozinho na barriga que sinto antes de entrar para um heat. Porém, nunca digo que não a uma boa tarde de freesurf com amigas. O surf é a minha terapia.”
Francisco Lufinha (Kitesurf / Water Kings), actual detentor do record mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens. “Desde novo que fui conquistado por Lagos pois é uma cidade de topo a nível mundial para a prática de desportos de mar, seja em lazer, treino ou competição, durante todo o ano.”
Álvaro Marinho (Vela), ex-velejador olímpico da classe 470 com presença nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, e como treinador de Gustavo Lima no Rio 2018. “Lagos é uma cidade fantástica, com uma orla marítima única e uma baía das mais bonitas e das melhores do Mundo para navegar”
Marlon Lipke (World Surf League), filho de pais alemães que emigraram da Alemanha para Lagos em 1993, aqui empreenderam uma surfcamp. Ao crescer neste ambiente, Marlon, desfrutou das condições naturais e propícias para treinar e chegar ao surf profissional. Por aqui, aperfeiçoou e aprimorou as suas manobras nas várias e diversificadas praias.
Miguel Braz, (Skimboard) natural de Lagos, “(…) a primeira vez que agarrei numa prancha de skiming (de madeira) foi em Lagos, na Meia Praia. Uma das praias que mais adoro é a praia do Porto Mós, em Lagos.”
Vasco Chaveca (Windsurfing), Presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal que rege as classes de Formula Windsurfing, Formula Foil e Raceboard. “Conhecendo Lagos desde criança, tanto a cidade como o plano de águas da baia, e tendo competido na maioria dos locais em Portugal continental e ilhas, posso dizer que o plano de água da baia de Lagos é um dos melhores campos de regata a nível nacional, não só como zona de competição, mas também de lazer onde é possível navegar á vela na baia de Lagos quase os 365 dias do ano.”
Já Christian Scherrer, manager do GC32 Racing Tour, confidenciou que: “Não é a questão de Lagos ter o que outros não têm. Mas é a questão de Lagos ter algumas coisas que fazem desta baía algo único e interessante para nós (..) Condições e direção do vento (predominância de norte), a água flat (lisa), a bonita baía, em combinação com uma cidade simpática, a marina dentro da cidade e, sobretudo, a componente logística (…)”
Renato Conde, velejador e boat builder, Ineos Team UK, America Cup, Denmark SailGP Team - Team Rockwool Racing, SailGP e CG 32, tem como a missão fazer a ligação entre os diferentes departamentos, designers, produção e equipa de veleiros do GC32 “… quando soube que íamos ter duas regatas em Portugal, foi ótimo !!! Principalmente no mesmo sítio e em Lagos. Portugal tem vários sítios, independentemente … mas, Lagos tem dado e oferecido tão boas coisas e tão boas condições que ter dois eventos em Lagos é … acho que é, a estrelinha no topo do bolo. E é ótimo!”
Em Lagos, o mar constitui uma vocação estratégica do município e da cidade, devido ao peso histórico dos Descobrimentos e da sua herança. O concelho reúne condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo náutico e desportivo em geral, em particular da vertente dos estágios e grandes eventos. As temperaturas amenas, o enquadramento da baía de Lagos são características naturais à prática de atividades desportivas e de lazer em meio aquático ao longo dos mais de 17 Kms de linha de costa. Já os espaços naturais no interior, como a Mata Nacional de Barão de São João e a barragem da Bravura, constituem-se como um potencial a explorar em contexto da prática desportiva e do lazer.
Mais informações, consulta de oferta de produtos e serviços em:
• https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/estacao-nautica-de-lagos
• https://www.nauticalportugal.com/estacoes-nauticas/algarve/estacao-nautica-de-lagos