Iniciação aos Percursos na Natureza e à Patinagem para os alunos do 1.º Ciclo
A Câmara Municipal de Lagos vai dar continuidade, no presente ao letivo, ao projeto de Expressão e Educação Físico-Motora do 1.º Ciclo (EEFM). O protocolo de colaboração a celebrar com os clubes desportivos locais, visando a cooperação de recursos humanos, logísticos e financeiros necessários à implementação do projeto junto das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi aprovado na última reunião do executivo lacobrigense.
Este ano, devido à situação de crise de saúde pública que se vive, o município decidiu ajustar o projeto, substituindo a “Adaptação ao Meio Aquático” pelos “Percursos na Natureza” (PN), área que está igualmente prevista no programa da EEFM e apresenta como vantagem o facto de se realizar ao ar livre, permitindo simultaneamente potenciar a utilização dos percursos pedestres que o concelho dispõe e que se encontram marcados na cidade, na Ponta da Piedade e na Mata de Barão de São João. As aulas de PN, destinadas a todas as turmas do 1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano), serão desenvolvidas no espaço desportivo das escolas e culminarão com uma atividade no exterior do recinto escolar. O objetivo é que cada aluno consiga “escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente”.
Seis turmas do 4.º ano (sendo três de cada Agrupamento) terão igualmente a oportunidade de receber aulas de Patinagem, neste caso ministradas por professor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas.
Com este projeto de âmbito escolar o município pretende continuar a promover a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis por parte dos alunos, melhorando a quantidade e qualidade de atividade física e desportiva pelos mesmos praticada. A EEFM é, recorde-se, uma disciplina curricular e obrigatória em todos os anos de escolaridade no 1.º ciclo e, em conjunto com outras áreas, contribui para o desenvolvimento global da criança, assumindo particular importância na aquisição de destreza motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida ativa.