Retoma da faturação de água, saneamento e resíduos sólidos, acompanhada de medidas de apoio e flexibilização de pagamento
A situação de crise pandémica que se vive desde março determinou a suspensão da faturação dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos. Esta decisão do município de Lagos teve em atenção, por um lado, a condição económica dos consumidores e, por outro lado, a determinação de confinamento imposta e/ou recomendada pelo Estado de Emergência e pelo Estado de Calamidade que se lhe seguiu, desaconselhando a realização de atividades que obrigassem os cidadãos a deslocar-se presencialmente aos serviços públicos ou aos habituais locais de pagamento.
Levantada a maioria destas medidas restritivas, a Câmara Municipal de Lagos decidiu retomar a normalidade dos serviços, incluindo o de faturação.
Nesse sentido foi emitida e deverá estar, por esta data, a chegar a casa dos munícipes a fatura que se reporta ao consumo acumulado desde março.
Trata-se de uma situação excecional, acompanhada por várias medidas de apoio para ajudar os munícipes a enfrentarem eventuais dificuldades económicas que possam estar a viver por motivos de desemprego, redução de atividade e/ou quebra de rendimentos.
Para além dos descontos aplicados no âmbito do programa “Lagos Apoia”, que está em vigor desde março até ao final de 2020, está prevista a possibilidade de pagamento em prestações do valor desta fatura.
Para esclarecer devida e detalhadamente os consumidores, a fatura agora distribuída está acompanhada de um folheto informativo que explica todos os passos a seguir para beneficiar destas medidas, recomendando-se a leitura atenta dessa informação e, em caso de dúvida, o posterior contacto telefónico e/ou presencial junto dos serviços de atendimento da autarquia.