Lagos marcou encerramento do mês da prevenção dos maus tratos na infância, mas continua a trabalhar diariamente
A Câmara Municipal de Lagos e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos (CPCJ) assinalaram o encerramento do mês de prevenção dos maus tratos na infância, com a colocação de laços azuis gigantes na fachada do edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.
Este ano, devido à pandemia e consequente estado de emergência, todas as atividades presenciais foram canceladas, mas a autarquia e a CPCJ de Lagos não deixaram de assinalar a data continuando a alertar para a temática.
Ao longo do mês foi lançado um desafio às famílias e às crianças para que elaborassem uma ilustração, um poema ou uma fotografia alusiva ao Laço Azul, símbolo desta causa. Foram vários os trabalhos apresentados pelas crianças lacobrigenses, recorrendo a diferentes materiais e primando pela criatividade e imaginação, podendo estes ser apreciados no facebook da CPCJ de Lagos.
“Serei o que me deres … que seja amor”, foi o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), para o ano 2020.
É cada vez mais importante e urgente sensibilizar o país e as famílias para a necessidade de cuidar e proteger os mais novos combatendo práticas violentas, sejam elas maus tratos físicos ou psicológicos.
A CPCJ de Lagos e a Câmara Municipal deixam o alerta para que todos os cidadãos estejam atentos e denunciem situações de maus tratos evitando que, nesta fase, crianças e jovens estejam desprotegidos.
Esta entidade tem como preocupação principal promover os direitos da criança e dos jovens, trabalhando para prevenir e para pôr termo às situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento integral, estando diariamente disponível no edifício da Câmara Municipal de Lagos, ou através do e-mail cpcj@cm-lagos.pt.