Degradação do porto de pesca de Lagos suscita protesto do município
Foi aprovada, por unanimidade, na última reunião da Câmara Municipal de Lagos, realizada no passado dia 4 de março, uma moção referente ao estado de degradação das infraestruturas e equipamentos do porto de pesca de Lagos.
A moção sublinha a necessidade de se fazer sentir à entidade gestora, a Docapesca, Portos e Lotas, S.A., a urgência imperiosa de realização de uma intervenção de requalificação e reparação do pontão do porto onde as embarcações fazem a amarração, da zona de arrecadações e das instalações sanitárias que servem este equipamento e os pescadores.
Dar uma maior dignidade ao porto de pesca de Lagos e proporcionar condições de trabalho seguras a todos os pescadores que aí desenvolvem a sua atividade - numa época em que a economia do mar, em geral, e as pescas em particular são apontadas como opção estratégica para um maior incremento do desenvolvimento económico do país - são os objetivos da interpelação que, na sequência da aprovação desta moção, o município irá fazer à referida entidade.
Recorda a moção que o porto de pesca de Lagos foi construído em 1985 e a lota inaugurada em junho de 1987, tendo a jurisdição e administração destas infraestruturas passado para a tutela da Docapesca – Portos e Lotas, S.A. empresa pública na dependência do Ministério da Agricultura e do Mar.