A Semana Cultural Lugares de Globalização, prestes a chegar ao fim, propõe espetáculos imperdíveis
A Semana Cultural Lugares de Globalização, que arrancou na passada sexta-feira, 16 de março, em Lagos e cuja programação cultural e de conhecimento decorreu durante toda a semana nos concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, está a entrar na sua fase final.
A primeira edição da Semana Cultural Lugares de Globalização, foi inaugurada em Lagos, com um Seminário que decorreu no Centro Cultural de Lagos, intitulado “Seminário Lugares de Globalização”, o qual contou com a participação de vários investigadores, gestores de património, programadores culturais e dirigentes de entidades relacionados com Património, Turismo e Cultura, que trabalharam os temas: Fundamentos Históricos, Multiculturalidade, Cooperação e Turismo, e a sua importância no contexto do Lugares de Globalização. Ainda no mesmo dia, Lagos marcou a abertura Oficial da Semana Cultural, e no seguimento desta, realizou-se o espetáculo noturno MAR GLOBAL - Video Mapping, criado especialmente para a Muralha de Lagos - Cais da Ribeira. A criação deste impactante espetáculo foi inspirada na menção feita pelo filósofo Agostinho da Silva, à cidade de Lagos, como o Cais de Partida, comparando-o ao Cabo Canaveral. Suportado em vários momentos chave da história de Lagos, o espetáculo levou-nos a percorrer uma viagem que se iniciou no sec. XV, numa nova jornada por mares e oceanos - a expansão marítima e referências à epopeia daí decursiva. No final, foi feita a transposição para os dias de hoje, numa atualidade que continua indissociável à ideia de “Cais” de partida e de chegada, de trocas, relações e partilhas culturais diversas e da infindável relação com o mar. A Semana Cultural Lugares de Globalização, foi assim anunciada em LAGOS, neste “Cais de Chegada”. Ao longo de toda a Semana o Município de Lagos promoveu várias atividades numa programação construída em trono da oferta de Itinerários de visitação e da interpretação do património histórico cultural da cidade de Lagos, possibilitando ainda entradas gratuitas em equipamentos Museológicos.
Dia 23 de março, o Centro Cultural de Vila do Bispo recebe DIÁSPORA um espetáculo da Companhia de Dança Amalgama, que estreou em 2012 e esteve em Macau nas comemorações do Dia 10 de Junho 2014 da Casa de Portugal de Macau. O espetáculo propõe “uma Viagem que remete à Rota de Portugal no Mundo. Uma Viagem única entre Portugal e o Oriente, estendendo pontes, abrindo horizontes, inspirando sonhos e encontrando o novo continente, numa visão do futuro." Este é um espetáculo que se descreve como Viagem Mundo por diferentes culturas, que se inicia em Portugal e que passa por África, Ásia, América e por último pelo Continente Desconhecido, numa redescoberta da sua origem.
Já perto do último dia deste grande Evento, contaremos no próximo sábado, dia 24 de março, com o espetáculo de teatro “O Caminho Marítimo para a Desgraça”, que decorrerá na Praça do Infante em Lagos, pelas 16h:30. Um espetáculo de rua, alusivo às viagens e expedições marítimas, que fala daqueles que através do infortúnio construíram os grandes feitos, mas que promete muitas gargalhas, Pois, “Porem, como bem se sabe, não pode haver tanta fortuna sem o triste fado de meia dúzia de desgraçados…”
Vila do Bispo conta ainda com a intervenção da conceituada artista de arte urbana, Kruella D`Enfer, que deixará na fachada do Centro de Interpretação de Vila do Bispo um mural intitulado Mural Lugares de Globalização, a ser inaugurado dia 24, pelas 18h:15 na sequência da palestra temática organizada pelo Município no Centro de Interpretação designada: “Portugal, Africa e o Mundo - Reflexões em torno da História e Herança Culturais”.
Está ainda patente a exposição ROOTS, que decorre na Fortaleza de Sagres, uma produção LAC – Laboratório de Actividades Criativas até dia 31 de março.
Já com dois filmes originais de VIDEO MAPPING exibidos, um no Castelo de Aljezur e outro na Muralha de Lagos – Cais da Ribeira, será a vez da Fortaleza de Sagres receber no dia 24 um espetáculo de Vídeo Mapping na sua muralha, espetáculo que promete muita emoção à assistência, pela dimensão da projeção – são 40 metros de muralha, pelo guião, e pelas impactantes imagens a 2d e 3d e sonoridades, e que encerrará esta que é a primeira edição da SEMANA CULTURAL LUGARES DE GLOBALIZAÇÂO.
Para informações sobre toda a programação basta aceder ao programa através do site oficial do evento:
http://www.semanacultural-lugaresdeglobalizacao.pt
https://www.facebook.com/lugaresdeglobalizacao.semanacultural/