Município prestou homenagem a Cidadãos e Entidades de Lagos
A Sessão Solene do Dia do Município, feriado municipal assinalado no dia 27 de Outubro, foi o ponto alto das Comemorações, que ainda integram várias iniciativas a decorrer até 6 de novembro. A Câmara Municipal atribuiu nesta data Medalhas de Mérito Municipal e de Honra a Cidadãos e Entidades a quem se pretendeu prestar homenagem e distinguir nesta data simbólica da identidade coletiva local
O Dia do Município, dedicado ao seu Santo Padroeiro – São Gonçalo de Lagos, teve início logo pela manhã com a tradicional Cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu junto aos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes. Para além do executivo municipal, estiveram presentes as várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho e munícipes que se quiseram associar a estas comemorações.
Da parte da tarde, o Centro Cultural foi o palco para um dos momentos mais importantes desta efeméride a Sessão Solene.
É antiga a tradição dos municípios portugueses homenagearem as individualidades e entidades que se destacam na comunidade. O Município de Lagos não foge a esta regra e, com regularidade, tem procurado prestar o justo e merecido reconhecimento público a cidadãos e a entidades coletivas que se destacaram entre os demais. Neste contexto, foram agraciados nesta Sessão Solene, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata as seguintes entidades empresariais e comerciais: a Taberna Fonte das Sete Bicas, o Grupo Adega da Marina e a Padaria Central. Com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro foram agraciados José Maria Pedrosa D´Abreu Cardoso e, a título póstumo, o pintor Joaquim Bravo. Com a Medalha de Honra foi agraciado o Programa Escola Segura, que conta com o apoio de elementos da GNR e da PSP de Lagos. O texto das propostas aprovadas por deliberação da Câmara, tomada em Sessão Pública Ordinária realizada a reunião de 21 de setembro, e ratificadas pela Assembleia Municipal na 4.ª reunião da sua sessão ordinária de setembro realizada a 12/10/2016 pode ser consultado em documento anexo.
Após a entrega das Medalhas por parte do executivo municipal, e de algumas palavras deixadas pelos agraciados agradecendo à autarquia esta homenagem, bem como aos seus familiares e amigos pelo apoio sempre prestado nas suas vidas e projetos, seguiram-se as alocuções oficiais do Dia do Município. Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, foi quem começou por tomar a palavra exatamente para lembrar “a importante figura” de São Gonçalo, o Padroeiro de Lagos. O autarca realçou o facto de São Gonçalo ser “um exemplo de vida e de humildade e que por essa razão sempre foi considerado um homem especial. Hoje estamos aqui a prestar homenagear a um conjunto de empresas e projetos por serem especiais como São Gonçalo e, exatamente por essa razão, o município está muito grato pelo vosso trabalho em prol da comunidade”.
Posição partilhada pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que referiu que “reconhecer o papel, o trabalho, o empenho, a criatividade, o empreendedorismo e o mérito intelectual, social e económico destas entidades e destas pessoas, é para nós uma grande satisfação, orgulho e responsabilidade. Ao fazê-lo, não só valorizamos o seu percurso, como também acabamos por estimular outros a seguir os seus passos, acreditando que vale a pena fazermos e lutarmos sempre pelo melhor”. Sendo este o último Dia do Município deste executivo municipal, a autarca aproveitou a ocasião para fazer um balanço retrospetivo destes 3 anos à frente da autarquia, começando por reforçar a ideia de que “sempre a pensar nas pessoas, na satisfação das suas necessidades, no cumprimento das suas expetativas e no progresso da nossa comunidade, fizemos um esforço de gestão orçamental que permitiu agora equilibrar as contas. A situação financeira, hoje felizmente bastante mais folgada, da autarquia permitiu-nos reduzir a carga fiscal sobre as pessoas e as empresas, aliviando, assim, os encargos financeiros das mesmas, visando criar as condições para rasgar novos horizontes na concretização de projetos de vida e iniciativas empresariais”. Depois de falar um pouco sobre os projetos que estão em curso no município, nas áreas do património, da educação e no que diz respeito às ações de reabilitação de espaços públicos e privados no âmbito da ARU – Área de Reabilitação Urbana, Maria Joaquina Matos sublinhou aquele que será agora o próximo desafio deste executivo: a conclusão do Anel Verde da cidade, materializando a sua 3ª e última fase. A Presidente terminou a sua intervenção afirmando que “o que nos reserva o futuro é um desafio suficientemente ambicioso para nos mobilizar a todos e para nos unir num esforço em contexto que – não nos iludamos - é cada vez mais global e concorrencial. Determinação, união e resiliência é o que faz uma comunidade sobreviver. Nós queremos mais do que isso; queremos viver bem e deixar um legado para as futuras gerações, por isso acrescentaria outros condimentos: a esperança e a capacidade de sonhar, de sermos visionários, para que possamos continuar a assinalar e a celebrar com orgulho o Dia 27 de Outubro, a nossa comunidade e os que de entre nós se destacam. (O discurso da Presidente pode ser lido na íntegra em documento anexo).
Após a Sessão Solene, que encerrou com um momento musical da responsabilidade do Grupo Coral de Lagos, ainda teve lugar a Cerimónia de Inauguração da Exposição Coletiva de Fotografia intitulada “Começar do Zero”, produzida pela Associação Cultural Casa Branca no âmbito do Festival Verão Azul. Esta exposição, patente no CCL até ao final do ano, integra também a exibição de Traces of a Diary, filme de André Príncipe e Marco Martins concebido como uma espécie de diário de viagem no Japão, um caderno de notas cinematográfico sobre o trabalho de alguns dos mais significativos fotógrafos japoneses contemporâneos. A exibição deste documentário está programada para dia 4 de novembro, 18h, na Galeria LAR. As iniciativas que integram estas Comemorações do Dia do Município ainda prolongam-se até ao dia 06 de novembro.