Autarquia de Lagos garante qualidade no apoio aos idosos do concelho
Desde a sua entrada em funcionamento, o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Lagos já efetuou cerca de 170 atendimentos apresentando-se como um serviço pioneiro de atendimento personalizado e especializado, e com uma crescente procura. Também no âmbito do Conselho Municipal Sénior têm sido desenvolvidas várias atividades direcionadas aos munícipes mais idosos do concelho.
O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (G.A.P.I.) é um espaço direcionado aos munícipes mais idosos (com idade igual ou superior a 65 anos) onde podem, tranquilamente e sem pressas, encontrar apoio e informações úteis em resposta a questões relacionadas com direitos e benefícios que lhes assistem em áreas como o acesso a serviços públicos, equipamentos, saúde, segurança social, lazer, entre outras, ou ajuda no preenchimento de documentação, elaboração de cartas e mediação com entidades externas, bem como no encaminhamento dos assuntos para as entidades competentes, habilitando os idosos para um melhor exercício dos seus direitos e para uma melhor qualidade de vida. Para além do Atendimento Personalizado, o âmbito de atuação do GAPI ainda se estende às Visitas Domiciliárias (em articulação com outras entidades parceiras), Vertente Informativa (que se tem consubstanciado em sessões informativas e de sensibilização) e Vertente Recreativa (com a realização de atividades de animação, ocupação e lazer).
Desde a sua entrada em funcionamento, em outubro de 2011, o G.A.P.I., que funciona uma manhã por semana (4ª feira /9h30 às 13h00, com marcação prévia), já efetuou cerca de 170 atendimentos, sublinhando-se que, desde a sua implementação, o intuito principal deste serviço não é atender o maior número possível de idosos, mas sobretudo, garantir um serviço de qualidade.
Mas o apoio à população sénior lacobrigense não se tem esgotado no funcionamento deste Gabinete. No âmbito do Conselho Municipal Sénior (CMS), constituído em 2014, tem sido também desenvolvido muito trabalho, tanto ao nível da auscultação e envolvimento dos agentes locais na definição de políticas municipais destinadas aos seniores, bem como na implementação de várias atividades organizadas para esta faixa da população.
O CMS é constituído pelos Grupos de Trabalho da Cultura, Segurança e Saúde. Cada um deles tem promovido várias atividades e projetos, nomeadamente o “Vamos ao Museu”, que já proporcionou a cerca de 131 seniores de todas as freguesias visitas guiadas ao Museu Municipal Dr. José Formosinho; sessões informativas, em que participaram 133 seniores, também realizadas em todas as freguesias em parceria com a GNR e Segurança Social sobre temas que estão na ordem do dia como “Prevenção de Burlas e Roubos”, “Prevenção de Acidentes Domésticos” ou “Complemento Solidário para Idosos” ou ainda sessões de “Sensibilização sobre a Importância da Saúde Oral”. Para o segundo semestre estão já a ser delineadas mais iniciativas nestas áreas, estando sempre presente a premissa de que se está a trabalhar “com” os seniores e não somente “para” os seniores”.
Ainda na área dos apoios refira-se que está em curso a implementação da VIC – Viatura de Intervenção Comunitária”, cujo projeto foi um dos vencedores do Orçamento Participativo 2016, e que consiste na aquisição de uma viatura para transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos, visando facilitar o seu acesso a serviços de saúde, tratamento de questões burocráticas e legais, atividades da vida diária e/ou participação em atividades de ocupação e lazer. Já foi aberto o concurso público para aquisição desta viatura, sendo que atualmente estão a ser analisadas as propostas apresentadas.