Lagos assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Município de Lagos volta a associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste âmbito preparou um diversificado programa de iniciativas que decorrem entre os dias 15 e 22 e que incluem várias visitas comentadas, entradas gratuitas nos espaços museológicos, um percurso performativo de oralidade no património e um concerto.
A partir da proposta do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a Direção-Geral do Património Cultural, voltou este ano a convidar a Câmara Municipal de Lagos a envolver se nas comemorações da efeméride, assinalada a 18 de abril, desafio prontamente aceite pela autarquia.
O tema escolhido para este ano prende-se com o “Património Cultural e Turismo Sustentável”, fazendo todo o sentido quando se assiste a uma «marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas”. Neste sentido é cada vez mais premente atender às necessidades de «salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural» no nosso território, como produto turístico passível de chamar visitantes durante todo o ano, mas sempre com a sustentabilidade exigível e compatível com o respeito que o património e a paisagem merecem.
Neste âmbito e seguindo esta filosofia, a Câmara Municipal de Lagos organizou um programa de iniciativas diversificadas, que vão decorrer entre os dias 15 e 22 deste mês, e que integram várias visitas comentadas, entradas gratuitas nos espaços museológicos, um percurso performativo de oralidade no património e um concerto. Conheça o programa, inscreva-se e participe!
PROGRAMA
- Dia 15 | 10h00 – 13h00
Visita comentada sobre a História e Património de Barão de S. João
Percurso pedonal pelas ruas e Património da Freguesia.
Ponto de Encontro: Igreja de São João Batista, Barão de S. João
N.º limite de participantes: 30
Inscrição gratuita (mas obrigatória) até dia 10 de abril no Posto de Informação Municipal (Telefone: 282 763 031 ou pim@cm-lagos.pt)
- Dia 15 | 15h00 – 15h45
Visita comentada ao Monumento Nacional Igreja de São Sebastião
Inclui acesso à Capela dos Ossos
Ponto de Encontro: Posto de Informação Municipal
N.º limite de participantes: 30
Inscrição gratuita (mas obrigatória) até dia 10 de abril no Posto de Informação Municipal (Telefone: 282 763 031 ou pim@cm-lagos.pt)
- Dia 18 | 10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00
Dia Aberto (entrada gratuita) nos Espaços Museológicos
Locais: Museu Municipal Dr. José Formosinho / Forte da Ponta da Bandeira / Mercado de Escravos
- Dia 19 | 10h00 – 12h00
Lagos na Rota da Escravatura
Visita guiada, gratuita, ao Mercado de Escravos e à Vila-adentro (perímetro da Lagos medieval).
Ponto de Encontro: Arcadas do Mercado de Escravos
N.º limite de participantes: 20
Inscrição gratuita (mas obrigatória) até dia 18 no Mercado de Escravos (Telefone: 961 864 708 ou mercado.escravos@cm-lagos.pt)
- Dia 20 | 11h00 – 12h00
Visita guiada ao Museu Municipal e Igreja de Santo António
Ponto de Encontro: Átrio do Museu
N.º limite de participantes: 20
Inscrição gratuita (mas obrigatória) até dia 19 no Museu Municipal Dr. José Formosinho (Telefone: 282 762 301 / Email: museu1930lagos@gmail.com)
- Dia 21 | 21h00
“Inspiritum, à descoberta do Museu”
Percurso performativo de oralidade no património, pelo Teatro Experimental de Lagos. Através de uma seleção de histórias e do seu conto, os participantes verão desvendadas histórias fantásticas de espíritos, almas, lendas e aparições, fruto de um imaginário coletivo algarvio, herdeiro do encontro das culturas cristã e islâmica.
Ponto de Encontro: Átrio do Museu
N.º máximo de participantes: 20
Preço dos bilhetes: € 6,00
Inscrições e levantamento dos bilhetes obrigatórios até ao dia 20 de abril - 17h00 no Museu Municipal Dr. José Formosinho (Telefone: 282 762 301 / Email: museu1930lagos@gmail.com)
Iniciativa integrada no 365 Algarve
- Dia 22 | 18h00
Concerto “Triosonatas do grande Johann Sebastian Bach”, Trio Gundersen/Hamberg/Sá.
Evento promovido em parceria com a Academia de Música de Lagos, integrado no ciclo de música antiga “Barroco em talha dourada”, que tem como palco a fabulosa Igreja de Santo António, edifício genuinamente barroco, classificado como Monumento Nacional desde 1924.
Local: Igreja de Santo António
Entrada gratuita (condicionada ao número de lugares sentados - 80).