LAGOS É CIDADE DESDE 1573
Para assinalar os 451 anos de estatuto de Lagos como cidade, atribuído por El-Rei Dom Sebastião a 27 de janeiro de 1573, o município dinamiza nos próximos dias um conjunto de iniciativas que pretendem divulgar o passado, valorizar os vestígios históricos, a memória e a identidade local, e, ao mesmo tempo, reconhecer o talento e o trabalho daqueles que na atualidade contribuem para afirmar essa identidade.
O programa inicia-se bem cedo, no dia 27, com uma visita guiada pela rua Infante de Sagres e sua envolvente, à descoberta das memórias da cidade. À tarde é a vez de assistir à conferência “A SAÚDE EM PORTUGAL NO TEMPO DE DOM SEBASTIÃO”, proferida pela Doutora Maria de Fátima Reis, investigadora que tem dedicado o seu trabalho à história da assistência, caridade e saúde, entre outros temas. A terminar o dia da melhor forma, o Centro Cultural de Lagos apresenta o espetáculo MARIA ANADON COM ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE e Direção Musical de Ferdinand Von Seebach. Neste equipamento cultural poderá ainda apreciar a exposição de fotografias antigas “UM PASSEIO AO CAMPO”, uma seleção de imagens do quotidiano rural de Lagos e alguns apontamentos de concelhos vizinhos.
No dia seguinte, Artur de Jesus e Filipa Baptista, apresentam o livro da sua autoria “DESCOBRE LAGOS! HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE AS SUAS LOCALIDADES” no Polo de Leitura da Luz.
A GALA DO DESPORTO, momento de consagração dos agentes desportivos locais, fecha, a 31 de janeiro, este programa comemorativo. O evento, que tem lugar no pavilhão do Complexo Desportivo Municipal, é o formato encontrado pelo município para valorizar e reconhecer publicamente o mérito dos clubes, dirigentes, técnicos e atletas, que diariamente trabalham para alcançar a vitória, constituindo um exemplo inspirador para outros. A apresentação da cerimónia estará a cargo de Cândido Costa, ex-futebolista e personalidade televisiva.
PROGRAMA
27 de janeiro | 9h00
VISITA GUIADA “MEMÓRIAS DE UMA RUA DA CIDADE – A RUA INFANTE DE SAGRES E A SUA ENVOLVENTE”, com Artur de Jesus
Local: Lagos (Largo dos Quartéis/início da Rua Infante de Sagres)
27 de janeiro | 15h00
CONFERÊNCIA “A SAÚDE EM PORTUGAL NO TEMPO DE DOM SEBASTIÃO”, por Maria de Fátima Reis
Local: Auditório Paços do Concelho Séc. XXI
Entrada livre
No âmbito das celebrações dos 451 anos da Elevação de Lagos a Cidade, a autarquia promove uma conferência alusiva a Dom Sebastião e à Saúde em Portugal, pela Professora Doutora Maria de Fátima Reis (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e moderação de José António Martins.
Maria de Fátima Reis é doutorada em História Moderna pela Universidade de Lisboa, onde é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras, investigadora do Centro de História, Diretora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e Diretora dos cursos de Artes e Humanidades e de Estudos Gerais da FLUL. É Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História, Académica Efetiva da Academia de Marinha, Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Delegada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. Na área da investigação, tem-se centrado na história da assistência, caridade e saúde e na história social das elites e das redes sociais sefarditas. Uma das mais recentes publicações intitula-se “Pobreza e Caridade em Portugal. Práticas e Discursos (séculos XVI-XIX)”, Lisboa, Edições Colibri, 2021.
27 de janeiro | 21h30
MARIA ANADON COM ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE – Direção Musical de Ferdinand Von Seebach
Local: Centro Cultural de Lagos – Auditório Duval Pestana
Org.: CM Lagos e OJA
27 de janeiro a 23 de março | 3.ª a sábado | 10h00-18h00
EXPOSIÇÃO “UM PASSEIO AO CAMPO”
Local: Centro Cultural de Lagos – Hall de entrada
“Um Passeio ao Campo” é uma exposição de imagens antigas do mundo rural de Lagos, e alguns apontamentos de concelhos limítrofes com uma relação muito estreita com Lagos (Aljezur e Vila do Bispo), incluindo o ambiente campestre dos arrabaldes da cidade - hoje áreas urbanas – mostrando paisagens de outrora, entretanto transformadas pela ação humana, e aflorando como era a vida campesina, numa visão do passado em que a imagem suscita reflexão não só sobre aquilo que representa mas também pelas recordações e conotações que desencadeia. São simples registos fotográficos promovidos a lugares de memória.
Nota: Após 23 de março, a exposição estará patente noutras freguesias do concelho em datas e locais a anunciar.
28 de janeiro | 15h00
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “DESCOBRE LAGOS! HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AS SUAS LOCALIDADES”, de Artur de Jesus e Filipa Baptista
Local: Polo de Leitura da Luz
31 de janeiro | 20h30
GALA DO DESPORTO | LAGOS
Local: Pavilhão Municipal de Lagos
Entrada livre