Lagos participou no IX Congresso Nacional das Cidades Educadoras
O município de Lagos marcou presença no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu em Torres Vedras, entre os dias 8 e 11 de novembro.
Na edição de 2023, que reuniu 66 municípios, os participantes foram convidados a olhar a cidade a partir de uma nova perspetiva. Com o tema "Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!", o evento levou à reflexão sobre a organização das cidades, para que se tornem espaços seguros e agradáveis para todos, desde os mais pequenos aos mais adultos. Integrado no tema deste ano, o congresso foi dividido em três subtemas “Brincar nas cidades educadoras”; “Autonomia, mobilidade e sustentabilidade nas cidades educadoras” e “envolver e participar nas cidades educadoras”.
O município de Lagos, apresentou a sua boa prática integrada no subtema três: “envolver e participar nas cidades educadoras”, com o projeto "Como sou e como faço", apresentado pelas trabalhadoras da autarquia Dina Neto e Glória Tomé. “Como sou e como faço”, foi um projeto de grande sucesso, que decorreu em vários estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico de Lagos, no qual os alunos receberam ações de sensibilização para as deficiências, dando a conhecer a realidade das pessoas cegas, promovendo a sua inclusão e a solidariedade entre todos os alunos.
Dina Neto, trabalhadora da Câmara Municipal, que vive na primeira pessoa esta realidade há alguns anos, deu a conhecer aos mais pequenos como vivem e trabalham as pessoas cegas. De forma lúdica, os alunos conheceram o sistema de escrita tátil Braille e a técnica de utilização da bengala branca, assim como outras técnicas e tecnologias de apoio à realização de tarefas do dia-a-dia. “Como cozinhas?”; “como distingues o dinheiro?”; “como consegues trabalhar?”, foram apenas algumas das muitas questões colocadas pelos mais pequenos, nas visitas que a Dina fez às escolas.
Ao longo dos quatro dias do evento, foram feitas diversas apresentações de boas práticas, de municípios e outras entidades, que valeu pela troca de conhecimento e de experiências.
O IX Congresso Nacional da RTPCE terminou com a leitura da sua Declaração Final, assinada por todas as 66 cidades educadoras, que se comprometeram “a prosseguir o caminho de uma cidade das crianças, onde todos e todas encontram o seu espaço, onde constroem a coesão social na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, ou seja, numa verdadeira cidade educadora”.