Município recebeu visita pastoral
A Câmara Municipal de Lagos recebeu ontem a visita de D. Manuel Quintas, bispo do Algarve. A receção foi feita pelo executivo municipal lacobrigense, que aproveitou a oportunidade não apenas para agradecer à autoridade religiosa o trabalho de apoio às populações desenvolvido através das paróquias locais, como para fazer um ponto de situação sobre algumas preocupações comuns, designadamente as que se prendem com as necessidades de conservação e reabilitação do património religioso edificado.
O bispo do Algarve está desde o dia 24 de junho em visita pastoral às paróquias de Santa Maria e São Sebastião de Lagos, Barão de São Miguel, Bensafrim e Luz de Lagos. Um périplo que encerra no próximo domingo, dia 2 de julho, na cidade de Lagos, com a celebração de Eucaristia, a qual inclui a celebração dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
No âmbito de uma intensa agenda que integrou a visita deste responsável católico às comunidades religiosas locais, a instituições particulares de solidariedade social, juntas de freguesia e outras instituições, D. Manuel Quintas, acompanhado do padre Nelson Rodrigues (responsável pelas paróquias de Santa Maria, São Sebastião, Bensafrim, Barão de São João – concelho de Lagos e, também, de Barão de São Miguel - concelho de Vila do Bispo), foi ontem à tarde recebido no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI. No encontro, recordou com emoção a sua primeira visita oficial a Lagos como bispo do Algarve, ocorrida no ano 2 000, e a relação de grande cordialidade, respeito e cooperação, desde então mantida com o município. O bispo do Algarve sublinhou, igualmente, esta nova fase da vida paroquial local, depois da forte marca deixada pelos 50 anos de presença da comunidade redentorista, elogiando o trabalho que está a ser feito pelo Padre Nelson na mobilização das pessoas ao serviço da comunidade, nesta data em que se completa o seu primeiro ano em Lagos e os seus oito anos de serviço, agradecendo a ajuda prestada quer pelo município, quer pelas juntas de freguesia.
Ainda recente na sua missão por terras lacobrigenses, o Padre Nelson enalteceu o apoio do município à comunidade cristã católica, evidência de que, apesar de ser uma estrutura laica, a autarquia respeita as várias sensibilidades e reconhece a maneira de viver do povo, sendo que a expressão de fé faz parte dessa forma de vida.
Por seu turno, Hugo Pereira agradeceu a honra da visita e salientou que o apoio da autarquia resulta do reconhecimento quanto ao papel desempenhado pela igreja católica na agregação social das populações e conforto espiritual dos seus membros. Um critério igualmente válido e adotado pelo município no relacionamento institucional com outras igrejas e confissões religiosas.
O presidente da Câmara aproveitou o momento para fazer um ponto de situação sobre a reabilitação da Igreja de São Sebastião, que tendo Estudo Prévio já realizado, aguarda agora a definição do interlocutor oficial da parte da tutela (dada a reorganização de competências da Direção Geral do Património Cultural e das respetivas direções regionais) para que seja possível celebrar o protocolo tripartido que permitirá avançar com a elaboração do projeto de execução e, posteriormente, com a obra. Tratando-se de um edifício estatal e classificado como Monumento Nacional, o município tem envidado esforços e alimenta a expetativa de que esta intervenção seja considerada no plano de investimentos do Estado, seja por via do Orçamento de Estado, seja no âmbito dos fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).