Lagos assinala Dia Internacional da Síndrome de Angelman com iluminação azul
A Câmara Municipal de Lagos, associa-se mais uma vez às iniciativas que marcam o Dia Internacional da Síndrome de Angelman (15 de fevereiro), com a iluminação do edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI com a cor azul, como forma de alertar e relembrar os sintomas associados a esta doença rara.
O Dia da Síndrome de Angelman é assinalado em fevereiro por ser o mês das doenças raras e no dia 15 por ser a ausência ou a imperfeição do cromossoma 15 que origina esta doença. A síndrome de Angelman é um distúrbio neurológico caracterizado por atraso mental e alterações do comportamento.
Caracteriza-se, entre outros, pelo atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente.
A ausência de conhecimentos sobre esta síndrome é ainda elevado e traduz-se em erros de diagnóstico – sendo muitas vezes confundido com outras perturbações como o autismo infantil ou paralisia cerebral – ou atraso na sua identificação, o que compromete uma intervenção precoce essencial para potenciar a melhoria dos sintomas.
Esta iniciativa promovida pela Associação Angel – Associação de Síndrome de Angelman de Portugal, pretende dar a conhecer e promover uma maior visibilidade sobre os sintomas associados a esta doença, para que exista um diagnóstico mais célere e, em consequência, uma abordagem de tratamento correta e imediata para cada caso.
Mais informações disponíveis em www.angel.pt